O seu canal de Noticias

FESTA DO AIPIM, EM NOVA IGUAÇU, PROMETE MUITO MAIS QUE DELÍCIAS GASTRONÔMICAS

Inauguração de um novo espaço cultural, exposição de carros antigos, passeio ciclístico, concurso gastronômico, música de qualidade e, é claro, muita comida boa. Este é o cardápio da 14ª edição da Festa do Aipim, que será realizada de 14 a 16 de julho, na Praça de Tinguá. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas passem pela tradicional festa nos três dias de evento. Esta é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu em parceria com a Águas do Rio e a sociedade civil.

Ao longo de três dias, o público vai poder saborear diversos pratos tendo o aipim como ingrediente principal. Para isso, 30 stands estarão disponíveis no tendão principal. A poucos metros dali, um palco irá receber artistas da região, que levarão ao público diferentes gêneros musicais como samba, pagode, sertanejo, forró, reggae, rock e MPB.

A exemplo do ano passado, quem for de carro à festa deverá deixar o veículo em um estacionamento gratuito, organizado pela Prefeitura, que fornecerá, também sem custos, transporte para levar o público à praça.

Estação da Cultura

A Festa do Aipim começa na sexta-feira (14), às 17h, com a inauguração da Estação da Cultura de Tinguá. O espaço foi implementado em uma antiga estação ferroviária da Estrada de Ferro Rio D’Ouro e vai receber, durante a festa, uma exposição sobre os primeiros objetos arqueológicos encontrados durante os trabalhos de escavação realizados no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha. O imóvel centenário é a primeira das três antigas estações de Rio D’Ouro a ser restaurado e transformado em um centro cultural. Em breve, as estações de Vila de Cava e de Rio D’Ouro terão o mesmo destino.

O primeiro dia de evento vai até à meia-noite e meia ao som de Edu Dias (voz e violão), Paulo Vitor e Banda (sertanejo) e Alex Kid e Banda (pop rock).

Exposição de carros antigos

Quem for à festa no sábado (15) poderá fazer uma viagem ao passado graças a uma exposição de carros antigos. Cerca de 25 veículos, fabricados entre as décadas de 1960 e 1990, poderão ser contemplados pelo público. Entre eles, destaque para um Puma conversível, o Chevrolet C10, o Ford F100 e o Volkswagen 1600, popularmente conhecido como Zé do Caixão. Eles partirão, em comboio, da Fazenda São Bernardino, às 10h, em direção à praça de Tinguá, e permanecerão na festa até 14h.

Concurso gastronômico

À noite, às 19h, o público irá conhecer os vencedores do concurso gastronômico que vai eleger as melhores iguarias à base de aipim. O evento foi realizado no último fim de semana e reuniu 10 culinaristas na disputa por três categorias: Entrada, Principal e Sobremesa.

Os inscritos optaram por uma delas e prepararam suas receitas, que foram submetidas a um júri técnico composto por cinco pessoas, sendo duas delas profissionais de gastronomia. Elas avaliaram o sabor do aipim, a criatividade, apresentação do prato e a combinação dos ingredientes. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados.

As atrações musicais de sábado são Márcio Fininho (voz e violão), Léo Bruno (voz e violão), Leila Dias (sertanejo), Banda Kaubel (pop rock e reggae), Celinho Sertanejo e os Meninos de Tinguá, Bico Doce da Mangueira (Samba) e Grupo Expressão (pagode).

Passeio ciclístico

O domingo (16), último dia da Festa do Aipim, começa com um passeio ciclístico que vai partir da praça de Vila de Cava, às 8h, com destino à praça de Tinguá. Lá, os ciclistas e todo o público poderão curtir as seguintes atrações: Catiane e Lessa (voz e violão), Samba da Siriguela (samba), Banda Semcult – formada por servidores da Secretaria Municipal de Cultura – (MPB), Quadrilha Pá Fincada, Trio Baião Lunar (forró) e SDM (pagode).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.