FAMÍLIAS AFETADAS PELAS CHUVAS COMEÇAM A RECEBER O CARTÃO RECOMEÇAR
As primeiras unidades do Cartão Recomeçar já foram entregues em Mesquita. A cerimônia oficial aconteceu na manhã de terça-feira, dia 2 de abril, na quadra poliesportiva da Praça PEC, localizada em Santo Elias, com a presença do governador Cláudio Castro. Na data, 300 famílias foram chamadas para receber o benefício do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que contempla a população de baixa renda afetada pelas chuvas fortes do início deste ano. No entanto, os demais mesquitenses que realizaram o cadastro emergencial em janeiro de 2024, em um dos CRAS da cidade, já estão sendo notificados para efetuar a retirada do cartão.
Recebem o benefício as famílias desalojadas/desabrigadas que cumpriram os critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio, ou seja, pelo próprio governo do estado. Esse é o caso de Alexandra Pereira, que mora na Chatuba.
Na solenidade, Cláudio Castro ressaltou a importância do projeto para aqueles que sofreram com o temporal, tendo as casas inundadas e a perda de móveis e eletrodomésticos. “Hoje não é um dia de festa. É um dia de compromisso social. A ideia do Cartão Recomeçar surgiu depois de uma grande chuva no Rio. Com isso, movimentamos nossa equipe para realizar a limpeza dos locais impactados. Mas percebemos que muitas pessoas perderam coisas dentro de casa. Então, tínhamos que ajudá-las, pelo menos, para que comprassem os itens básicos. Desde 2022 para cá, entregamos mais de 87 mil cartões”, pontua o governador, que também enxerga a importância do trabalho preventivo para evitar desastres.