FALTA DE ENERGIA UM DIA APÓS TEMPORAL PROVOCA PROTESTOS EM NITERÓI E SÃO GONÇALO
Segundo a concessionária Enel, chuva, raios e ventania de sábado à noite levaram à interrupção do fornecimento de parte dos clientes.
Moradores de vários municípios do Rio estão sem energia desde a noite de sábado (18), quando um temporal com ventania e raios provocou estragos.
Segundo a concessionária Enel Distribuição Rio, a chuva causou “danos severos à rede elétrica”, e as cidades mais afetadas foram Niterói, Maricá, São Gonçalo, Itaboraí e Petrópolis.
Até o fim da tarde deste domingo (19), clientes reclamavam da falta de energia. Segundo a Enel, por volta das 19h30, 84% dos clientes afetados haviam tido o serviço normalizado.
“Dando sequência ao plano verão preparado para este período crítico, foi acionado imediatamente um reforço no número de equipes em campo, que atuaram durante toda a noite para agilizar o atendimento às emergências. A Enel segue trabalhando com força total para recuperar todos os clientes o mais rápido possível”, diz a nota da companhia.
“Em situações de contingência, devido ao alto volume de chamada no call center, a empresa orienta que os clientes utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento. A empresa reforçou a estrutura em todos os canais de comunicação direta para ingresso das solicitações. O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608)”, acrescenta a nota.
Além do WhatsApp, as solicitações relacionadas à falta de luz também podem ser feitas prioritariamente pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br.
Protestos
Vários protestos interditaram vias na região de Niterói e São Gonçalo.
Um deles chegou a fechar a BR-101, na altura do São Gonçalo Shopping.
Em outro, um grupo de moradores de Tribobó, distrito de São Gonçalo, fechou uma pista da RJ-104 devido à falta de energia desde a noite de sábado.
Houve manifestações acompanhadas da Polícia Militar também em: Sapê, Porto Novo, Porto da Pedra, Pendotiba, São Lourenço, Ponta Negra, Piratininga e Baldiador.
Palco desaba em Niterói
O palco em que a cantora Marisa Monte se apresentaria, na noite deste sábado (18), na Praia de Icaraí, em Niterói, desabou após uma forte chuva na cidade.
De acordo com a assessoria da Prefeitura da cidade, as apresentações já tinham sido suspensas após forte ventania e raios. Ninguém se feriu.
Em suas redes sociais, a Prefeitura de Niterói informou sobre o adiamento:
“Devido às condições climáticas adversas e atípicas, incluindo fortíssimos ventos e tempestade de raios, o show da Marisa Monte, originalmente agendado para hoje às 21h na Praia de Icaraí, foi adiado. A decisão visa garantir a segurança do público e dos artistas.
Informações detalhadas sobre a nova data e eventuais procedimentos serão divulgadas em breve. Agradecemos a compreensão de todos”.
O show seria em comemoração aos 450 anos de Niterói.
Previsto para abrir a noite, o DJ MAM chegou a iniciar a apresentação, que foi logo interrompida.
No domingo (19), estava programado o show do encontro dos roqueiros do Barão Vermelho e do Detonautas. No próximo fim de semana está previsto Teresa Cristina e Alcione. Até o momento, não há informações sobre o adiamento ou cancelamento desses shows.
Por g1 Rio