O seu canal de Noticias

FALHA EM LINHA DE TRANSMISSÃO PODE SER GATILHO, MAS NÃO GEROU APAGÃO SOZINHA, DIZ ESPECIALISTA

Ministro do MME também apontou que mais de uma situação específica provocou o apagão: “O fato é que esse evento isoladamente não causaria a interrupção tão grave”

Professor do Instituto de Energia da PUC-RJ, Edmar de Almeida disse em entrevista à CNN neste sábado (19) que uma falha em linha de transmissão no Ceará pode ter sido “gatilho” para o apagão que atingiu o Brasil na última terça-feira, mas que outras disfunções ocorreram na sequência para gerar evento.

“A operação do Sistema Interligado Nacional é extremamente complexa. Acredito que a falha na linha de transmissão pode ter sido o gatilho, mas na sequência ocorreram outras falhas, que podem ser falhas técnicas ou humanas”, disse.

“Quando um avião cai não é uma única falha que explica, são vários fatores. E a investigação vai apontar quais fatores levaram ao acidente“, completou.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na última quarta-feira (16) que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, a Chesf, subsidiária da Eletrobras, é responsável pela linha de transmissão que apresentou falhas no Ceará.

Ele também disse que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) admitiu o erro e confirmou que houve falha sistêmica. O ministro ainda passou a defender uma investigação da Polícia Federal (PF) sobre o caso.

Segundo o ministro, mais de uma situação específica provocou o apagão. “[Foi] Mais de um [evento] com certeza, agora quantos só o ONS vai dizer. O fato é que esse evento isoladamente não causaria a interrupção tão grave”.

Por CNN

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.