EXPOSIÇÃO NO CENTRO DO RIO RESGATA HISTÓRIA E FUTURO DOS BONDES CARIOCAS
A mostra “Bondes do Rio de Janeiro – Passado, Presente e Futuro” será inaugurada em novembro, no Espaço Cultural Urbana Carioca, na Praça XV
O Centro do Rio é conhecido pela sua movimentação intensa e pelo tráfego constante de veículos. Mas você sabia que milhares de pessoas escolhem uma alternativa mais charmosa e sustentável para se deslocar? O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), considerado a 7ª geração dos bondes, tem se consolidado como uma opção eficiente e ecológica para quem precisa transitar pelo coração da cidade.
Segundo a Associação Ferroviária Trilhos do Rio, a trajetória dos bondes no Brasil é rica e diversificada. A primeira geração de bondes, compostos por veículos elétricos primitivos e experimentais, nunca chegou ao Brasil. Por aqui, a história começou com a segunda geração: bondes pequenos e abertos, como os que circulam até hoje em Santa Teresa – e que fazem um sucesso por lá. A terceira geração trouxe bondes ainda abertos, mas maiores e mais modernos. Já na década de 1930, a quarta geração introduziu bondes fechados, geralmente feitos de aço. No pós-guerra, surgiu a quinta geração com os PCCs (President’s Conference Car), que representavam um avanço significativo em termos de design e tecnologia.
Para celebrar essa rica história e explorar as possibilidades futuras, o Instituto IEVA, em parceria com a Associação Ferroviária Trilhos do Rio, está lançando a exposição multimídia “Bondes do Rio de Janeiro – Passado, Presente e Futuro”. A mostra será inaugurada no dia 12 de novembro, às 14 horas, no Espaço Cultural Urbana Carioca, na Praça XV, 34, no Centro do Rio.
A exposição será gratuita e ficará aberta ao público por três meses. Patrocinada pelas empresas Cury Construtora e Sérgio Castro Imóveis, a mostra não só abordará a evolução dos bondes, como também apresentará sua relevância atual em temas como inovação, sustentabilidade e turismo.
Serviço
Exposição “Bondes do Rio de Janeiro – Passado, Presente e Futuro”
Data: De 12 de novembro até 12 de fevereiro
Local: Espaço Cultural Urbana Carioca
Endereço: Praça Quinze de Novembro, nº 34, Loja, Centro, Rio de Janeiro – RJ