EVENTO PROMOVE COMBATE AO RACISMO RELIGIOSO NA CÂMARA DO RIO DE JANEIRO
A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro realiza nesta sexta-feira, 25/04, às 9 horas, o evento Infância tem Axé, que promove ações de combate ao racismo religioso sofrido pelo público infanto-juvenil. O objetivo do evento é valorizar projetos que pautam as infâncias vivenciadas nas religiões de matriz africana, com moções aos terreiros, projetos sociais, coletivos e lideranças de diferentes regiões do Estado do Rio que dialogam com a temática.
“A intolerância religiosa contra as crianças de Axé nos mostra o quanto precisamos aperfeiçoar as práticas inclusivas e transformadoras nos ambientes educacionais, justamente, quando o assunto gira em torno da pluralidade religiosa. São as crianças que acabam sendo vítimas do racismo exercido por vários agressores, dentre os quais professores, alunos, gestão, mas também nos materiais didáticos e demais práticas educativas.”, explica a vereadora Thais Ferreira, responsável pela solenidade neste Abril Verde, mês de campanha dedicada ao combate ao racismo religioso e pela liberdade religiosa.
É importante mencionar que o racismo contra as religiões de matriz afro-brasileira é uma prática histórica, fruto de um projeto sistemático e estrutural brasileiro. Mesmo com a existência de vários dispositivos legais, legitimados pelo conjunto de leis e políticas brasileiras, a defesa da liberdade religiosa ainda é uma realidade para os povos de terreiro, que ainda sofrem com ações que promovem o apagamento da cultura, a invisibilização dos saberes e o não reconhecimento da existëncia. O número de casos de intolerância religiosa no Brasil aumentou 106% em apenas um ano. Passou de 583, em 2021, para 1,2 mil, em 2022, uma média de três por dia, segundo dados do Disque 100.
por Diário do Rio