EUA ATACAM A RÚSSIA NA ONU E IGNORAM RESPONSABILIDADE PRÓPRIA
Secretário de Estado dos EUA acusa Rússia de ataque ao sistema alimentar mundial e diplomata russo o relembra das consequências das políticas norte-americanas
Prensa Latina – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, acusou hoje a Rússia de um “ataque” ao sistema alimentar mundial e ignorou a responsabilidade de seu país em algumas das piores crises globais.
Durante a sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre segurança alimentar convocada pelos Estados Unidos, o representante de Washington concentrou seus comentários nos efeitos do conflito na Ucrânia e, em particular, nas ações da Rússia.
No âmbito da sua presidência, este mês, à frente daquela entidade da ONU, o chefe da diplomacia norte-americana exigiu medidas dos Estados-membros para que a Rússia não utilize os alimentos como “arma de guerra”.
Por sua vez, o vice-representante permanente da Rússia na ONU, Dmitry Polyanskiy, lembrou a incidência dos Estados Unidos em muitas das crises alimentares mais agudas do planeta.
Estes, acrescentou, são direta ou indiretamente causados pelas ações da nação norte-americana e seus aliados ou são consequência de suas políticas de longo prazo.
Segundo estimativas da ONU, não há escassez de alimentos tecnicamente aguda no mundo, o problema é sua distribuição desigual, insistiu.
“Tudo o que os move é o desejo de punir a Rússia em seus sonhos impossíveis de infligir uma derrota estratégica a ela”, acrescentou o diplomata russo.
Polyanskiy insistiu que o contexto atual também é resultado do acúmulo de suprimentos pelo Ocidente, enquanto os países em desenvolvimento estão atravessando um déficit.