ESTUDAR ATÉ PASSAR!
Professor Mateus Vinícius – ‘MINDSET’ E APROVAÇÃO
Certamente a preparação para concursos públicos não será bem sucedida se você busca resultados imediatos. Por isso, saber usar o tempo ao seu favor e saber suportar a rotina de estudos e seus desafios é um dos principais pontos. Na verdade, um ponto em comum em cada história de aprovação é a capacidade de superar obstáculos para continuar estudando. Saiba que cada pequeno obstáculo te prepara para um próximo desafio. E, sendo assim, saiba que superar dificuldades pode ser praticado, e essa habilidade poderá, então, ser aperfeiçoada. Num primeiro momento, sua mentalidade será o fator mais responsável pela sua aprovação. Fortaleça sua mente, controle suas emoções! Atente-se aos pontos a seguir e corrija a sua mentalidade durante a preparação para o seu concurso:
1)Tenha paciência!
Tenha paciência, pois a aprovação não é construída de um dia para o outro. Paciência aqui é a capacidade de controlar suas emoções e manter o equilíbrio frente as dificuldades na jornada de estudos. Digo que tolere os erros e situações indesejadas! Imprevisto, desafio e adversidade é normal! Lembre-se que por vezes a situação indesejada não irá mudar, logo, sua mentalidade é que irá determinar o rumo dos seus estudos! Não digo que aceite, mas que não se desanime. Paciência não se desenvolve ao ignorar os erros, mas ao reconhecer os acertos até presente momento. Reconheça os avanços que você já fez! Reconheça sua evolução! E perceba que com o tempo o rumo natural das coisas é continuar a se desenvolver à proporção que continua estudando com dedicação.
2) O aprovado é resiliente
Todo aprovado já foi reprovado alguma vez! Portanto, resiliência pode ser definida como a capacidade de reprovar e retornar aos estudos. Em toda a vida, adversidades estão acontecendo! E na preparação para o seu concurso não é diferente. A mais dramática adversidade para um concurseiro é a reprovação. Por isso, antes de se preparar para uma prova, todo candidato deve ter em mente que a reprovação é natural e é importante para o seu aprendizado. Superar rápido uma reprovação é uma habilidade que, certamente, fará toda a diferença na sua vida de concurseiro. Há pessoas que recuperam rápido. Há pessoas que extraem motivação da reprovação e voltam a todo vapor. Mas há também aquelas que sentem o baque e nunca mais voltam. Portanto, enxergue as reprovações como parte fundamental do processo e como valiosas oportunidades de melhoria. Erros que levam a reprovação têm o seu lado positivo, pois eles indicam onde você pode melhorar. Se você não tem errado no seu planejamento e/ou nas suas sessões de estudo, você não está arriscando sair da sua zona de conforto.
OBS: Desenvolva suas competências estudando mais e melhor paulatinamente! E saiba que é na prática que as coisas acontecem: seus acertos e seus erros.