ESTUDAR ATÉ PASSAR
“SE VOCÊ FALHA EM PLANEJAR, VOCÊ PLANEJA EM FALHAR!”
A preparação para concurso público exige dedicação, esforço, foco, disciplina e, em um primeiro momento, um planejamento estratégico. É preciso se atentar a diversos fatores que influenciam os seus estudos e que te direcionam para o sucesso ou para a falha em seus objetivos. Siga essas instruções e monte um cronograma eficiente e totalmente alinhado a sua realidade:
1) QUAL É O SEU OBJETIVO?
“Para quem não sabe aonde quer chegar qualquer caminho serve!”. Qual é o seu concurso alvo? Quantos concursos irá fazer em 1 semestre? E em um ano? É importante que você defina quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. A partir daí, você poderá organizar o seu plano de estudos de forma a atingir essas metas. Saiba que as metas devem ser realistas e alcançáveis. Em um primeiro momento, mais vale estudar 2 horas durante 26 dias seguidos do que estudar 8 horas durante uma semana. Defina o seu objetivo e divida em pequenas partes. Grande parte do conteúdo dividido em pequenas sessões de estudo. Lembre-se de que é importante manter uma regularidade nos estudos para que o conhecimento seja fixado na memória de longo prazo. Nesse primeiro momento, o importante é desenvolver o hábito de estudar. Acostume o seu cérebro com o ritmo das sessões de estudo, e então aumente a carga horária!
2) CONHEÇA A BANCA EXAMINADORA!
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.”. Sua prova não será sua inimiga, mas conhecendo bem o que ela exige e sabendo se está atendendo a essas exigências, saberá também se há possibilidade de aprovação ou não. Por isso, antes de começar a estudar, certifique-se de ter uma lista completa para cada disciplina dos assuntos mais cobrados no exame. Atente-se para estrutura do exame: peso de cada disciplina, o número de questões em cada disciplina, a abordagem dos enunciados e a dificuldade das questões. Isso permitirá que você concentre seus esforços de estudo nas áreas mais importantes e simule com mais exatidão o momento de “fazer a prova”.
3) QUAL É O SEU PONTO DE PARTIDA?
Semelhantemente ao aplicativo Uber, você precisará saber qual é o seu “ponto de partida”, e então definir o “ponto de chegada”. Qual é a sua base nos estudos? Qual foi a última vez que pegou no caderno? Qual é a disciplina que você tem mais facilidade? E de maior dificuldade? Ao montar um cronograma, leve em consideração todo o seu contexto de vida. Não só o tempo disponível para estudo, mas também seu nível atual de conhecimento em cada disciplina cobrada no edital. A depender da recorrência de determinado assunto no edital, dedique mais tempo para as áreas que você tem dificuldade e menos tempo para as áreas que você já conhece bem. Isso tornará suas sessões mais eficientes e irá aumentar suas chances de sucesso.
Siga essas etapas, tenha consistência e disciplina! Você terá sucesso na sua preparação!
Estudar até passar!
Por-Matheus Guimaraes