O seu canal de Noticias

ESTREIA “XADREZ III”, PEÇA INSPIRADA NA OBRA DE PLÍNIO MARCOS

Em comemoração aos 90 anos de Plínio Marcos, a companhia teatral Churros de Polvo estreia Xadrez III, um espetáculo que revisita a obra do autor, unindo dois de seus textos mais emblemáticos: Barrela (1958) e A Mancha Roxa (1988). Com direção de Henrique Manoel Pinho, a montagem mergulha na realidade do sistema carcerário brasileiro e lança luz sobre as diferenças de gênero nesse contexto, ao apresentar histórias ambientadas tanto em prisões masculinas quanto femininas. A peça ficará em cartaz até dia 27 de fevereiro na Casa de Cultura Laura Alvim.

Inspirada em fatos reais, “Barrela” é a primeira peça de Plínio Marcos e narra a história de um jovem preso que, em uma única noite, encara a crueldade e o abandono dentro da cadeia. Já “A Mancha Roxa”, transporta o público para uma cela feminina, onde presas de diferentes origens enfrentam tragédias pessoais, uma doença devastadora e a luta por sobrevivência. Embora a adaptação “Xadrez III” não tenha sido criada com a intenção específica de levantar o debate de gênero, a Cia revela que a montagem expõe a solidão das detentas e a dinâmica de violência entre os homens, evidenciando as particularidades de gênero enfrentadas em situações de encarceramento.

A ideia de montar Xadrez III surgiu a partir da primeira apresentação da peça no segundo período da turma, na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), há dois anos. Diante da repercussão positiva do espetáculo na época, os atores decidiram retomar o projeto de maneira profissional, consolidando-o como o primeiro trabalho oficial da Companhia Churros de Polvo. A escolha de revisitar a obra de Plínio Marcos também carrega um propósito comemorativo: em 2025, celebram-se os 90 anos de nascimento do dramaturgo, falecido em 1999. A montagem presta homenagem ao seu legado, trazendo sua visão crítica e provocadora para os palcos contemporâneos.

Cia. Churros de Polvo

A companhia teatral Churros de Polvo é formada por nove atores e reúne talentos com diferentes experiências profissionais. Com um forte senso de coletividade e criação colaborativa, o grupo é composto por Ana Clara Winter, André Andrade, Aldrin Cordeiro, Bruno Jugend, Estefânia Torres, Fernanda Sarriá, Marcela Garcia, Nathan Soares e Raphael Montenegro. Além de Xadrez III, a Cia organiza um evento especial na CAL para explorar ainda mais a obra de Plínio Marcos, incluindo apresentações para alunos e rodas de conversa. Para o futuro, o grupo pretende expandir sua pesquisa teatral para textos autorais, mantendo o compromisso com narrativas provocativas e socialmente relevantes.

Segundo a Cia Churros de Polvo, “Plínio traz um texto atemporal com ideais que compartilhamos enquanto nossa missão de grupo. Uma das características que nos inspira, enquanto artistas brasileiros, é criar nossos projetos independentemente do que outros possam achar. O Plínio fazia acontecer, na garra mesmo, e para quem está começando essa é uma grande inspiração”, concluem os artistas.  

Mais informações:

Temporada: de 12 a 27 de fevereiro de 2025 – às quartas e quintas – 19h
Casa de Cultura Laura Alvim (Sala Rogério Cardoso)
Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema, Rio de Janeiro
Ingressos: R$50,00 (inteira); R$25,00 (meia)
Classificação: 18 anos
Duração: 90 minutos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.