ESPETÁCULO INÉDITO EM HOMENAGEM À BAILARINA ISAURA DE ASSIS ESTREIA EM MAIO, NO RIO DE JANEIRO
Pensando no enfrentamento ao apagamento de histórias de mulheres negras, o espetáculo de dança Isaura, realiza temporada no Rio de Janeiro, no mês de maio, e conta a história da bailarina, professora e coreógrafa Isaura de Assis, uma das grandes referências das Danças Negras no Rio de Janeiro. Idealizado e apresentado pela bailarina, professora e pesquisadora Aline Valentim, o projeto é uma produção da ELabore.kom e tem como objetivo principal reverenciar a trajetória da artista que pertence a uma geração que marcou história, auxiliando na constituição e fundação do campo estético, político e artístico das danças negras cariocas. O projeto está inserido no Festival de Dança O Corpo Negro do Sesc RJ.
Com preparação corporal de Mestre Manoel Dionísio, direção artística de Cátia Costa e musicistas convidados, Isaura leva ao público a história e o legado deixado pela bailarina, que é uma das pioneiras da dança negra na capital fluminense, além de reforçar a luta contra o apagamento de seu legado. Sendo assim, há alguns anos, uma ex-aluna de Dona Isaura e de Aline sugeriu o encontro entre as duas bailarinas e surge o desejo de levar a cena esta história de forma mais profunda e substancial.
Segundo Aline, o espetáculo é um desejo de contar a história dessa linhagem, que engloba não só Isaura de Assis, mas também Mestre Dionísio e tantos outros que fizeram e fazem história nas artes e na dança e ela lembra ainda que a visibilidade dessas pessoas tem voltado aos poucos. “Quero somar nessa visibilidade, me colocar em cena como artista de uma outra geração, mas que está olhando para trás, igual a um pássaro Sankofa, para saber de onde vem e da importância de cada um de nós para reencontrar essa história e seguir fazendo nossa arte”, afirma.
SERVIÇOS:
Espetáculo Isaura – Apresentações no Festival Corpo Negro do Sesc RJ
Teatro do Sesc Niterói
R. Padre Anchieta, 56 – São Domingos, Niterói
2 de maio, 19 horas
Teatro 2 do Sesc Tijuca
R. Barão de Mesquita, 539 – Tijuca, Rio de Janeiro
De 9 a 12 de maio, 19 horas
Teatro Sesc Barra Mansa
Av. Tenente José Eduardo, 560 – Vila Nova, Barra Mansa
17 de maio, 19 horas