ESPAÇO DE LUTA E POLÍTICA, EMBAIXADA INDÍGENA INAUGURA COM PRESENÇA DE MINISTRA
A Rua 14 de Julho se tornará a nova sede da Embaixada Indígena em Campo Grande, a partir do próximo sábado (08). Além de ser um espaço cultural, a embaixada servirá como local de luta e resistência para o movimento indígena e político. Em seu primeiro dia de atividade, contará com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.
A inauguração também marcará o lançamento do projeto “Aldear a Política”, representado em Mato Grosso do Sul por Val Eloy, a primeira mulher indígena mais votada do Estado em 2022. Este ano, o projeto planeja expandir suas atividades para abranger mais municípios, com o objetivo de eleger representantes indígenas na política. Val Eloy concorrerá como candidata municipal em Aquidauana, enquanto sua irmã, Simone Eloy, também representará o partido.
O projeto “Aldear a Política” foi lançado em 2022, com Sônia Guajajara como uma das principais vozes, visando fortalecer candidaturas indígenas em todo o Brasil.
A nova sede da Embaixada Indígena, sob a curadoria de Bárbara Albino e Tanaíra Sobrinho, busca ser um espaço inclusivo para diferentes grupos sociais, oferecendo uma variedade de eventos culturais, debates e atividades políticas. A escolha da Rua 14 de Julho como endereço visa não só à acessibilidade, mas também ao apoio ao desenvolvimento do Corredor Cultural de Campo Grande.
A inauguração contará com a presença da ministra, pré-candidatas e artistas locais, como o Teatro Imaginário Maracangalha e a Cia Apoema, a partir das 18h na Rua 14 de Julho, 2494, Centro.