ESCOLAS MUNICIPAIS DE NILÓPOLIS GANHAM URNA DO DESABAFO
Neste Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual infantil, a Prefeitura de Nilópolis implantou a Urna do Desabafo em escolas da rede municipal de ensino, para facilitar a comunicação de possíveis casos de violência. Em apoio à campanha, o prédio da prefeitura foi iluminado de laranja durante o último fim de semana, simbolizando o compromisso da instituição com a causa.
A Urna do Desabafo visa reduzir os índices de violência contra crianças e adolescentes, oferecendo um canal seguro, sigiloso e acessível para denúncias. Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vanessa Mata, as vítimas podem relatar situações de abuso, negligência ou qualquer tipo de violação de direitos.
“Muitos têm dificuldade de verbalizar quando o fato ocorre. O abuso sexual faz isso com a criança. Ela fica calada, em silêncio. Primeiro se isola, depois o rendimento escolar cai e, consequentemente, isso acaba se refletindo no comportamento.”
A cada 15 dias, as cartas depositadas nas urnas serão avaliadas pelas orientadoras educacionais de cada unidade escolar. Elas farão a triagem dos relatos e, em casos de denúncias graves, como abuso sexual ou violência, os registros serão encaminhados à Superintendência da Criança e do Adolescente. Depois, os casos seguem para os órgãos competentes, como o Conselho Tutelar, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além do atendimento psicológico, entre outros.
“O crescimento alarmante da exploração infantil vem ganhando proporções preocupantes nos últimos anos. Esse problema, que atinge milhares de crianças no Brasil e no mundo, exige o engajamento de toda a sociedade, desde o poder público até a população civil, para garantir os direitos fundamentais da infância e assegurar que essa fase da vida seja vivida com dignidade, segurança e afeto”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Everline Lima.
Para denúncias de violações de direitos humanos no Brasil, disque 100.