O seu canal de Noticias

ESCOLA DE PAPAIS NOÉIS REÚNE DEZENAS DE ‘BONS VELHINHOS’ NO CRISTO REDENTOR

O Rio é sede do 4º Encontro Nacional de Papais Noéis, evento em comemoração aos 30 anos da Escola de Papai Noel do Brasil, que já formou mais de 800 ‘bons velhinhos’ no período.

O Rio de Janeiro virou Polo Norte e não foi pela queda de temperatura desse final de semana. A comparação da Cidade Maravilhosa com o Ártico se dá pela presença de dezenas de papais noéis no Rio nesses dias.

Mesmo ainda longe do Natal, a capital fluminense está tomada de papais noéis para o 4º Encontro Nacional de Papais Noéis, evento em comemoração aos 30 anos da Escola de Papai Noel do Brasil, que já formou mais de 800 ‘bons velhinhos’ no período.

O ponto alto do encontro até aqui aconteceu nesse sábado (17), no Cristo Redentor, quando dezenas de papais noéis se juntaram para o registro inusitado.

O evento desse final de semana tem como objetivo a capacitação dos profissionais e a troca de experiência entre os noéis de todo o Brasil. Entre as atividades previstas estão: palestras, oficinas, desfile de figurinos, experiência com a realidade virtual (voo de trenó) e atividades culturais.

O encerramento do encontro será com um cortejo que vai reunir os papais noéis em frente ao Museu do Amanhã, na Praça Mauá, neste domingo (18), às 9h.

“Será um verdadeiro Natal fora de época, mas com a mesma magia, o mesmo encantamento e a mesma alegria das festas natalinas. Talvez seja até maior, pois pela segunda vez tantos papais noéis estarão reunidos na Cidade Maravilhosa”, conclui o produtor Limachem Cherem.

Formação de papais noéis

A Escola de Papai Noel do Brasil oferece aulas gratuitas de formação de papais noéis em todo o país. Na maioria dos casos, os interessados são pessoas idosas, muitas delas aposentadas ou desempregadas, que aprendem os segredos de como interpretar o personagem Papai Noel.

As aulas incluem canto, dicção, interpretação, postura, figurino, trabalho de grupo, maquiagem, caracterização e improvisação, entre outros temas e têm por objetivo lapidar o aluno para possíveis apresentações no mês do Natal.

Todos os inscritos também aprendem, por exemplo, a andar como Papai Noel, falar como um bom velhinho e a escapar das perguntas indiscretas das crianças. A escola também oferece gratuitamente o curso de Noeletes, para as simpáticas ajudantes dos papais noéis, que auxiliam nos trabalhos nos shoppings.

Segundo o ator e produtor cultural Limachem Cherem, fundador da Escola de Papai Noel do Brasil, os principais objetivos do 4º Encontro Nacional de Papais Noéis são o de promover atividade cultural e de capacitação profissional para os integrantes da chamada terceira idade.

“Quem está enquadrado na chamada terceira Idade tem condições de desenvolver inúmeras atividades, sejam elas de lazer ou de trabalho. A prova disso são os vários cursos, peças teatrais e eventos que organizamos com dezenas de senhoras e senhores que já passaram dos 60 ou 70 anos”.

“É sucesso total. E o 4º Encontro Nacional de Papais Noéis vai mostrar que isso acontece em todo o Brasil. Estamos orgulhosos de fazer o encontro aqui em nossa cidade. Temos a certeza que o evento será um divisor de águas no quesito respeito ao trabalhador da terceira idade”, afirmou Limachem Cherem.

Por G1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.