O seu canal de Noticias

ENEL MUDA VOLTAGEM ERRADA DE PRÉDIO EM SP E MORADORES PERDEM TODOS SEUS ELETRODOMÉSTICOS

O incidente ocorreu após fortes chuvas e ventos na sexta-feira (20), que causaram o rompimento de cabos de alta tensão na Rua Guaíra

Um erro cometido pela concessionária Enel durante o reparo de danos causados por um apagão em São Paulo deixou moradores do Condomínio Societá, na Pompeia, zona oeste da capital, com prejuízos materiais. Ao regularizar o fornecimento de energia no local, técnicos alteraram a voltagem de 110V para 220V, provocando a queima de eletrodomésticos em diversos apartamentos. As informações foram divulgadas inicialmente pelo portal Metrópoles.

O incidente ocorreu após fortes chuvas e ventos na sexta-feira (20), que causaram o rompimento de cabos de alta tensão na Rua Guaíra, nº 275, onde está localizado o condomínio. A tempestade foi responsável por um apagão generalizado na cidade, deixando mais de 469 mil endereços sem energia, segundo dados da Enel e da Defesa Civil do estado de São Paulo.

Em nota, a concessionária confirmou o problema e afirmou que já corrigiu a voltagem no edifício afetado. “Em relação aos pedidos de ressarcimento, a distribuidora esclarece que entrou em contato com os moradores do Condomínio Societá, no bairro Pompeia, para apoiá-los com o ingresso da solicitação. A companhia aguarda os documentos dos clientes para agilizar o processo”, informou.

Apagão generalizado

O temporal que atingiu a região metropolitana de São Paulo na tarde de sexta-feira (20) trouxe estragos generalizados. Entre 13h30 e 19h30, a capital registrou 69 milímetros de chuva, o maior índice de precipitação da região, de acordo com a Defesa Civil. As rajadas de vento chegaram a 80 km/h, derrubando galhos e árvores que danificaram a rede elétrica em diversos pontos. Cerca de 70% das ocorrências atendidas estavam relacionadas a quedas de vegetação.

O impacto do temporal deixou aproximadamente 200 mil imóveis sem luz em bairros da região metropolitana no sábado (21), dia seguinte ao vendaval. As equipes da Enel trabalharam ao longo do fim de semana para restabelecer o fornecimento de energia, mas alguns moradores enfrentaram até 48 horas de interrupção nos serviços.

Ressarcimento aos prejudicados

No caso específico do Condomínio Societá, a situação ganhou contornos mais graves devido ao erro técnico na alteração de voltagem. Moradores relataram que a perda de eletrodomésticos inclui televisores, geladeiras, máquinas de lavar e outros equipamentos essenciais. Agora, aguardam a solução prometida pela concessionária.

“Foi um descaso total. A gente já estava lidando com a falta de energia e, agora, temos que arcar com prejuízos ainda maiores por causa de um erro deles”, desabafou um morador que preferiu não se identificar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.