ENEL ENCONTRA FURTO DE ENERGIA EM PONTOS COMERCIAIS DE NITERÓI
Enel encontra furto de energia em Niterói. Responsáveis por barbearia, boate, bazar e restaurante são presos em flagrante.
Durante três operações contra o furto de energia realizadas na semana passada em colaboração com a Polícia Civil, a Enel Distribuição Rio detectou conexões clandestinas diretas à rede da Enel em um sítio em Maricá, uma loja de internet em Itaboraí e cinco estabelecimentos comerciais no Centro de Niterói.
Os responsáveis por quatro desses imóveis — onde operavam uma barbearia, uma boate, um bazar e um restaurante — foram detidos em flagrante pela Polícia. Além de ser crime, com pena prevista de até quatro anos de reclusão e a obrigação de pagar os valores retroativos ao consumo fraudado, o furto de energia compromete diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a população, especialmente aqueles que manipulam a rede elétrica.
As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarregar a rede elétrica, resultando em interrupções no fornecimento de energia. A Enel estima que, sem o furto de energia, as tarifas de todos os consumidores poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
Para conscientizar sobre os riscos do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza operações e projetos sociais em comunidades, promovendo o uso eficiente de energia, programas de geração de emprego e renda, e oferece revisão gratuita de instalações elétricas para consumidores de baixa renda.
Para denunciar o furto de energia, utilize o aplicativo Enel Rio ou ligue para a Central de Atendimento pelo telefone 0800 28 00 120. O anonimato é garantido.