
ELEIÇÕES NO EQUADOR: DANIEL NOBOA E LUISA GONZÁLEZ DEVEM DISPUTAR SEGUNDO TURNO
“Grande vitória”, disse a candidata da Revoução Cidadã após obter uma margem mínima de diferença contra o presidente Noboa
Após o término do processo de votação no Equador neste domingo (9), iniciou-se a contagem oficial dos votos para a eleição presidencial.
Os resultados preliminares do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), na madrugada desta segunda-feira (10, horário de Brasília), indicavam: Daniel Noboa com 44,37% dos votos, Luisa González com 43,86% dos votos e Leônidas Iza com 5,16%. O resultado atual, de cerca de 89% das urnas apuradas, levaria a um segundo turno entre Noboa e González.
Se nenhum candidato obtiver 50% mais um voto ou pelo menos 40% com uma diferença de 10 pontos sobre o segundo colocado, será realizada um segundo turno de votação no dia 13 de abril.
De acordo com o CNE, a votação transcorreu normalmente. Mais de 13,7 milhões de eleitores foram chamados às urnas para escolher o novo presidente do Equador. A jornada eleitoral teve participação superior a 83% dos habilitados, segundo a autoridade eleitoral.
Diana Atamaint, chefe do CNE, no final de domingo, disse que a corrida presidencial do Equador irá para um segundo turno em abril se as tendências atuais da contagem continuarem.
Os eleitores também elegerão 151 membros da Assembleia Nacional.
Depois dos dados divulgados pelo CNE, a candidata Luisa González foi a primeira a pronunciar-se. Os resultados foram classificados pela candidata do correísmo como uma “grande vitória”.
Os dois rivais também enfrentaram um segundo turno em 2023.
Por Brasil 247