EDUFF LANÇA TRADUÇÃO DO LIVRO “A HERANÇA DAS LUZES”, DE ANTOINE LILTI
Professor do Collége de France, o autor participará de conferência e tarde de autógrafos no MAC, em Niterói
O Iluminismo, frequentemente associado ao progresso e ao liberalismo, não apresenta uma doutrina filosófica coerente ou um projeto político único. Antoine Lilti, professor do Collège de France, explora essa complexidade em seu livro “A Herança das Luzes: Ambivalências da Modernidade”, lançado pela Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff). O lançamento ocorrerá no dia 13 de setembro, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), após a conferência “O Iluminismo Hoje: Atualidades de uma Herança”, que começa às 15h30.
A obra, traduzida por Andrea Daher e Luiz César de Sá, analisa tanto autores emblemáticos quanto menos conhecidos, oferecendo uma visão renovada do Iluminismo. Lilti examina questões como o comércio colonial e a escravidão discutidos por Voltaire, e as reflexões mais recentes de Michel Foucault, abordando também críticas pós-coloniais e dilemas filosóficos públicos. O livro destaca a necessidade de redescobrir o Iluminismo além de uma visão simplificada.
Antoine Lilti é especialista na história social, cultural e intelectual do Iluminismo, focando também nas mudanças na sociabilidade e na celebridade no século XVIII. Seu trabalho se estende ao impacto do Iluminismo no Oriente Médio.
“A Herança das Luzes” foi selecionado pelo Programa de Apoio à Publicação Carlos Drummond de Andrade (PAP-CDA), que apoia traduções de obras francófonas no Brasil. Em 2023, a Eduff foi selecionada pelo mesmo programa para traduzir “Para Além de Natureza e Cultura” de Philippe Descola.
Ficha técnica:
– Título: A Herança das Luzes: Ambivalências da Modernidade
– Autor: Antoine Lilti
– Tradutores: Andrea Daher e Luiz César de Sá
– ISBN: 978-65-5831-200-0
– Páginas: 407
– Ano: 2024
– Editora: Eduff
– Preço: R$ 98,00
Serviço:
– Evento: Conferência e lançamento do livro
– Data: 13/09/2024
– Local: MAC, Mirante da Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Niterói, RJ
– Horário: 15h30
– Entrada livre, com tradução simultânea para o português