“EDUCAÇÃO NÃO É PRIVILÉGIO DE RICO”, DIZ LULA AO INAUGURAR IMPA NO RIO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na terça-feira (2/4), da inauguração do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) no Rio de Janeiro, com o ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), também esteve no evento.
O presidente ainda chamou o lançamento do instituto de “gol de bicicleta”, por ser o “mais bonito”. “Que sirva de exemplo para o mundo inteiro: o mundo não precisa de mentira, precisa de educação, de engenheiro, psicólogo, filósofo. Não precisa de bandido”, defendeu.
Além de abrir a faculdade, a solenidade marca o começo das aulas da primeira turma do bacharelado em matemática da tecnologia e inovação.
A seleção dos alunos ocorreu desta forma: 80 vagas foram para medalhistas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática, de Física, de Química e da modalidade de programação na de Informática. Para os outros 20, houve seleção de acordo com desempenho de matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Por – Isabella Cavalcante – Metrópoles