EDUARDO BOLSONARO ASSUME CARGO NA DIREÇÃO DO PL
Deputado federal será nomeado secretário de relações internacionais e de relações institucionais; objetivo é fortalecer laços com a extrema direita global
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), um dos filhos do de Jair Bolsonaro (PL), está prestes a assumir dois novos cargos no partido. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, ele será nomeado secretário de relações internacionais e de relações institucionais, conforme informações de integrantes da sigla.
De acordo com dirigentes da legenda, um evento de oficialização da mudança deve ocorrer após o segundo turno das eleições municipais. Eduardo se tornará o segundo filho de Bolsonaro a ocupar uma posição de destaque no PL, seguindo os passos do vereador Carlos Bolsonaro, que atualmente preside o PL no estado do Rio de Janeiro.
O cargo de relações institucionais estava vago desde fevereiro, quando Walter Braga Neto se afastou do partido. No entanto, tanto Eduardo quanto o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, estão proibidos de se comunicar com outros investigados, em decorrência de uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda de acordo com a reportagem, há uma preocupação crescente de que essa restrição esteja impactando negativamente a dinâmica do partido.
A agenda internacional do PL não tem se destacado, mas esta área é de particular interesse para Eduardo, que busca fortalecer laços com lideranças da extrema direita global, incluindo figuras como Donald Trump, dos Estados Unidos, e Javier Milei, da Argentina.