O seu canal de Noticias

DUQUE DE CAXIAS RECEBE 22ª ENCONTRO NACIONAL DE ONGS E MOVIMENTOS DE LUTA CONTRA A AIDS

Entre os dias 10 e 13 de dezembro, Duque de Caxias (RJ) será palco da 22ª edição do Encontro Nacional de ONGs, Redes, Movimentos, Articulações e Coletivos de Luta Contra a Aids (Enong). O evento reunirá cerca de 200 participantes, incluindo 122 delegados de todas as regiões do Brasil, convidados e debatedores, para debater questões relacionadas ao ativismo em HIV/aids e traçar estratégias para os próximos dois anos.

Organizado pela Associação Missão Resplandecer (Amires) e pelo Fórum de ONGs do Estado do Rio de Janeiro (FOAERJ), o encontro trará uma programação diversificada. Entre os temas abordados estão a meta de eliminação da aids como problema de saúde pública até 2030, coinfecções, determinantes sociais e o papel da comunicação no enfrentamento ao HIV/aids.

Cleide Jane Figueiró de Araújo, da Amiris, destaca a escolha estratégica de Duque de Caxias como sede do evento. “Queremos expor a realidade da aids e dos direitos humanos vivida nas comunidades, especialmente onde a exclusão social é mais intensa”, afirmou.

A abertura será no dia 10, às 18h, na Câmara Municipal de Duque de Caxias. Nos dias seguintes, as atividades acontecerão no campus da Unigranrio. Ao final, será elaborado um documento com as principais discussões e reivindicações, além da eleição de representantes do movimento aids para os espaços de controle social.

O jornalista Liandro Lindner fará a cobertura para a Agência Aids, enquanto o ativista Américo Nunes Neto, do Instituto Vida Nova, compartilhará boletins diários. O 22º Enong reafirma o compromisso das ONGs em garantir direitos às pessoas vivendo com HIV e avançar nas políticas públicas para combater o estigma e promover a inclusão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.