O seu canal de Noticias

DINO ANUNCIA INVESTIMENTO NA SEGURANÇA NO RJ PARA A CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIOS E DE CASA DA MULHER BRASILEIRA

Acordo conta com a doação de equipamentos, ações conjuntas no combate ao roubo de cargas e auxílio com presos considerados de alta periculosidade.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o governador Cláudio Castro assinaram, na manhã desta segunda-feira (19), termos de cooperação para o combate à violência no Estado do Rio de Janeiro.

O acordo conta com a doação de equipamentos pelo governo federal, como viaturas, drones e armamento.

“Já temos projetos no valor de 112 milhões. São destinados a várias funções e serviços sob condução do governo do Rio de Janeiro. A boa notícia, governador, é que quando acabarem esses 112 milhões o senhor terá mais para receber”, afirmou o ministro Flávio Dino a Cláudio Castro.

Além disso, as autoridades assinaram os termos de implantação da Casa da Mulher Brasileira no Rio. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também participou do anúncio.

Vagas em presídios federais

Entre as medidas também está o aumento na capacidade do sistema carcerário estadual e o acordo com a custódia federal de presos indicados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro como sendo de alta periculosidade.

Durante o anúncio, o governador Cláudio Castro também informou que o Ministério disponibilizou algumas vagas para, de acordo com a necessidade, mandar alguns presos de alta periculosidade para presídios federais.

O ministro ressaltou que há projeto para a construção de novas unidades prisionais no estado. “Temos duas penitenciárias que vamos construir juntos, governo federal e do estado, no valor de 90 milhões”, disse Flávio Dino.

O acordo também tem como objetivo a cooperação entre os governos federal e estadual na área de segurança pública, especialmente no roubo de cargas.

Casa da Mulher Brasileira

A unidade da Casa da Mulher Brasileira no Rio de Janeiro vai integrar diversos serviços no mesmo local, como acolhimento, triagem, delegacia para o registro de ocorrências, Ministério Público, Defensoria Pública, Juizado, cuidado de crianças, com brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes, entre outros serviços.

De acordo com a Prefeitura do Rio, a Casa da Mulher Brasileira vai se somar aos 21 equipamentos municipais que já funcionam para promoção e enfrentamento da violência contra a mulher.

A Casa é um dos eixos do programa Mulher, Viver sem Violência, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Por Cristina Boeckel, g1 Rio

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.