O seu canal de Noticias

DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Martinho da vila com seus contos eróticos

Saiu ainda menino da cidade Duas Barras, interior do Estado do Rio de Janeiro, para a boca do mato, comunidade do Lins de Vasconcelos.

Na sua trajetória de vida, Martinho largou o exército onde tinha patente de Sargento para se dedicar exclusivamente à música. Em 1969, pela gravadora RCA Victor, estourou com grande sucesso ‘’Casa de bamba’’. Neste ano, Zé Ferreira vendeu mais do que o rei Roberto Carlos.

Nos anos 80 Martinho da Vila idealizou o projeto kizomba que visava o intercâmbio dos artistas brasileiros com os artistas da África (Angola, Moçambique, Nigéria, Congo, Costa do Marfim e na época, exilados da África do Sul…). Em uma dessas viagens para a Angola Chico Buarque criou a música ‘’Morena de Angola’’, que foi um grande sucesso.

Angola para Martinho foi uma relação entre mãe e filho, pelo fato de Zé Ferreira ter voltado a relação umbilical com a África. Tereza Santos juntamente com Martinho organizaram o projeto Kizomba. A parceira de Martinho lutou bravamente ao lado de Augustinho Neto para o sucesso da independência de Angola.

O enredo Kizomba de 1987/1988 do qual a vila Isabel se consagrou campeã, é mais uma obra do D’Avila. Esse carnaval foi marcante pois se comemorava o centenário da abolição da escravatura.

Martinho também tem uma importância muito grande com a comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP), criada em 1996 tendo como membro Angola, Brasil, Cabo verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-leste.

Zé Ferreira ao longo de sua trajetória coleciona vários títulos, como: Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Zumbi dos Palmares, Membro da Divini Académie Française Des Arts, Lettres Etculture, e embaixador dos países de língua Lusofonia. Lançou mais de 40 discos, 7 Dvds e mais de 10 livros ao longo de sua carreira. Ganhou por três vezes o prémio de Grammy Latino.

Aos 79 anos, Martinho começou seu curso de relação internacional, em busca de novos saberes.

Na quarta-feita (27/03), Martinho vai lançar mais uma obra literária pela editora Patuá ‘’Contos sensuais e algo mais’’, na livraria Travessa, que fica localizada na Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Store 205 A – Leblon/RJ.

O Gazeta Rio vai estar presente participando do bate-papo e da sessão de autógrafos. VALEU ZUMBI! VALEU ZÉ FERREIRA! VALEU D’AVILA! VALEU MARTINHO!

Por AMAURY OLIVEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.