DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Martinho da vila com seus contos eróticos
Saiu ainda menino da cidade Duas Barras, interior do Estado do Rio de Janeiro, para a boca do mato, comunidade do Lins de Vasconcelos.
Na sua trajetória de vida, Martinho largou o exército onde tinha patente de Sargento para se dedicar exclusivamente à música. Em 1969, pela gravadora RCA Victor, estourou com grande sucesso ‘’Casa de bamba’’. Neste ano, Zé Ferreira vendeu mais do que o rei Roberto Carlos.
Nos anos 80 Martinho da Vila idealizou o projeto kizomba que visava o intercâmbio dos artistas brasileiros com os artistas da África (Angola, Moçambique, Nigéria, Congo, Costa do Marfim e na época, exilados da África do Sul…). Em uma dessas viagens para a Angola Chico Buarque criou a música ‘’Morena de Angola’’, que foi um grande sucesso.
Angola para Martinho foi uma relação entre mãe e filho, pelo fato de Zé Ferreira ter voltado a relação umbilical com a África. Tereza Santos juntamente com Martinho organizaram o projeto Kizomba. A parceira de Martinho lutou bravamente ao lado de Augustinho Neto para o sucesso da independência de Angola.
O enredo Kizomba de 1987/1988 do qual a vila Isabel se consagrou campeã, é mais uma obra do D’Avila. Esse carnaval foi marcante pois se comemorava o centenário da abolição da escravatura.
Martinho também tem uma importância muito grande com a comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP), criada em 1996 tendo como membro Angola, Brasil, Cabo verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-leste.
Zé Ferreira ao longo de sua trajetória coleciona vários títulos, como: Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Zumbi dos Palmares, Membro da Divini Académie Française Des Arts, Lettres Etculture, e embaixador dos países de língua Lusofonia. Lançou mais de 40 discos, 7 Dvds e mais de 10 livros ao longo de sua carreira. Ganhou por três vezes o prémio de Grammy Latino.
Aos 79 anos, Martinho começou seu curso de relação internacional, em busca de novos saberes.
Na quarta-feita (27/03), Martinho vai lançar mais uma obra literária pela editora Patuá ‘’Contos sensuais e algo mais’’, na livraria Travessa, que fica localizada na Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Store 205 A – Leblon/RJ.
O Gazeta Rio vai estar presente participando do bate-papo e da sessão de autógrafos. VALEU ZUMBI! VALEU ZÉ FERREIRA! VALEU D’AVILA! VALEU MARTINHO!
Por AMAURY OLIVEIRA