DIA DE COMBATE AO COLESTEROL: ENTENDA IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO
Médicos explicam que níveis de colesterol ruim no sangue podem ser controlados com alimentação e exercício físico constante
Ontem, 8 de agosto, foi o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, data conhecida pelas ações de conscientização e prevenção ao colesterol alto. Além da alimentação, o esporte tem papel fundamental no combate da condição.
“O exercício tem impacto positivo em reduzir os níveis de colesterol e melhorar os sintomas de quem tem dislipidemia (colesterol alto). A atividade física funciona para eliminar o perigoso LDL (lipoproteína de baixa densidade, conhecido como colesterol ruim) e aumentar o colesterol bom HDL (lipoproteínas de alta densidade). Perder peso também aumenta o HDL”, explica a cardiologista Vanessa Guimarães, do Hospital Sírio-Libanês.
Para reduzir o colesterol, a recomendação é realizar exercícios aeróbicos, repetitivos e que acionam vários grupos musculares por pelo menos 30 minutos, de cinco a sete vezes por semana.
“A atividade física tem que ser considerada como um todo, porque diminui também a glicemia, melhora o condicionamento, o consumo de glicose, e fortalece o músculo cardíaco. Então, tem uma série de alterações que são benéficas, além da diminuição do colesterol”, afirma o médico ortopedista e do esporte Roberto Ranzini.