DIA D CONTRA A GRIPE É SUCESSO NO RIO E APLICA 218 MIL DOSES DE VACINA
A Secretaria Municipal de Saúde aplicou, no sábado (13), Dia D de vacinação contra a gripe, 218 mil doses de vacina, superando o número do ano passado de 164 mil doses aplicadas no Dia D. Ao todo, já são 645.511 cariocas imunizados contra a influenza. Neste sábado, 640 pontos de vacinação foram disponibilizados em toda a cidade, nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) e também em locais estratégicos como praças, associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas, entre outros com grande circulação de pessoas.
– Todas as pessoas com mais de 6 meses de idade devem se vacinar para a gripe. A gripe é a doença que mais mata, que mais interna na cidade do Rio de Janeiro e no Brasil. E essa vacina realmente protege. É uma doença imunoprevenível, basta uma dose dessa vacina para quem já se imunizou nos anos anteriores para estar totalmente protegido. O carioca sabe disso e somente hoje foram aplicadas um terço das doses de toda a campanha – informou o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.
A vacina, que foi desenvolvida pelo Instituto Butantan, protege contra três sorotipos diferentes da doença: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria. A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza. Para quem for se imunizar, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.