DI CAVALCANTI E MAIS: OBRAS DANIFICADAS NO 8/1 VOLTAM AO PLANALTO
Na quarta-feira (8/1), 21 obras que foram danificadas durante o 8 de Janeiro serão reintegradas ao acervo do Planalto
O Palácio do Planalto recebeu, na tarde da segunda-feira (6/1), três das 21 obras restauradas que serão entregues durante a cerimônia em memória dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Essas obras foram danificadas durante o ataque às sedes dos Três Poderes e serão expostas novamente no Planalto na próxima quarta-feira (8/1).
Entre as três obras entregues estão a pintura As Mulatas, de Di Cavalcanti, e a escultura Galhos e Sombras, de Frans Krajcberg. Estas peças fazem parte de um conjunto de itens que foram restaurados e serão exibidos durante os atos comemorativos.
Na quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderará uma série de eventos para relembrar os acontecimentos de 8 de janeiro. Durante a cerimônia, está prevista a reintegração de várias obras ao acervo do Planalto, incluindo o relógio de Balthazar Martinot, restaurado por meio de uma parceria com o governo da Suíça.
Além disso, ocorrerá o “Abraço da Democracia” na Praça dos Três Poderes, evento que contará com a presença de Lula, autoridades e público. A cerimônia tem como objetivo reforçar o compromisso com a democracia e celebrar a recuperação das obras danificadas, que simbolizam a resistência contra os ataques à democracia no país.