O seu canal de Noticias

DETRO-RJ FAZ LICITAÇÃO PARA 48 LINHAS INTERMUNICIPAIS QUE OPERAM NA BAIXADA

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) definiu regras e vai licitar pela primeira vez 48 linhas intermunicipais que operam transportando cerca de 3 milhões de passageiros por mês na Baixada Fluminense. O processo licitatório, que ainda passará por uma análise da Secretaria Estadual de Transportes e do Ministério Público do Rio de Janeiro(MPRJ), atingirá trajetos entre cidades da própria região, como, por exemplo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu e São João de Meriti e Belford Roxo, além de ligações com o município do Rio de Janeiro e com outros pontos da Região Metropolitana.

Outros trajetos só serão conhecidos quando o edital for concluído, o que tem previsão de ocorrer dentro de 90 dias. Empresas que atualmente exploram as referidas ligações também poderão estar entre os que disputarão a licitação. Uma das regras estipuladas que deverá ser seguida pelos vencedores do processo é a exigência de frota com ar-condicionado em 100% dos veículos. Além disto, cada coletivo urbano deverá ter idade média de até 4,5 anos de existência, ou no máximo, entre quatro e oito anos de fabricação. Já para os ônibus rodoviários, o limite estará entre 6 e 12 anos. A licitação também contará com incentivos à mudança da matriz energética, prevendo a utilização de um percentual de veículos movidos a gás e eletricidade.

Quando a licitação for concluída, as empresas vencedoras terão contrato com o estado para explorar as respectivas linhas e deixarão de ser apenas permissionárias. O tempo de exploração de cada trajeto ainda está sendo definido, mas existe a hipótese de que a duração seja de 15 anos. Além das 48 linhas da Baixada agrupadas em um único lote, o Detro deverá promover separadamente, em um segundo momento, a licitação de outros 11 lotes de linhas intermunicipais. Serão mais sete lotes de trajetos que operam na Região Metropolitana e outros quatro no interior do Estado do Rio de Janeiro. Todas as linhas do sistema transportam atualmente cerca de 32 milhões de passageiros.

por Extra

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.