O seu canal de Noticias

“DESINFORMAÇÃO”, DIZ MAURO VIEIRA SOBRE SUPOSTA AJUDA DE BOLSONARO NO RESGATE DE BRASILEIROS EM GAZA

Bolsonaristas têm espalhado a versão mentirosa de que Jair Bolsonaro teria tido alguma influência na liberação dos brasileiros que estavam retidos na Faixa de Gaza

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, negou categoricamente neste domingo (12) que Jair Bolsonaro (PL) tenha tido qualquer influência no processo de liberação dos 32 brasileiros que estavam presos na Faixa de Gaza desde o início dos bombardeios de Israel ao enclave palestino.

“Eu posso dizer que todo o esforço para a libertação dos brasileiros, todo, desde o início, desde o dia 7, foi feito pelo governo do presidente Lula, por instrução dele e acompanhamento diário. Eu fui interlocutor de todos os contatos com todos os governos envolvidos. E foi isso que resultou na conclusão exitosa desse acordo entre todos os países envolvidos. Isso é o que eu posso dizer, isso é o que existe. Além disso, acho que é desinformação”, declarou Mauro Vieira. >>> Após resgatar brasileiros, Lula se concentrará em conseguir um cessar-fogo em Gaza, diz Mauro Vieira

Bolsonaristas têm espalhado nas redes sociais a versão mentirosa de que Bolsonaro teria sido decisivo na liberação dos brasileiros. Isto porque, na semana passada, Bolsonaro encontrou-se com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, na Câmara dos Deputados. Zonshine é conhecido por suas ligações com a extrema direita e o encontro teve como objetivo apresentar aos parlamentares imagens veiculadas por Israel sobre um ataque atribuído ao grupo Hamas, datado de 7 de outubro. Segundo a versão bolsonarista, teria sido neste encontro resolvida a questão dos brasileiros em Gaza. >>> Após deixarem Gaza, brasileiros agradecem esforços de Lula e da diplomacia brasileira: “obrigado, presidente” (vídeo)

O embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, também refutou a narrativa bolsonarista: “você conhece aquela frase ‘a vitória tem vários pais e a derrota é órfã’? O que eu posso dizer é que nosso trabalho para liberar essas pessoas não aconteceu numa tarde, já estávamos trabalhando há quase 4 semanas. Então, dizer que ela aconteceu numa tarde é a frase. Todo mundo quer ser pai da vitória”, disse Meyer à CNN Brasil.

Por Brasil 247

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.