O seu canal de Noticias

DEPUTADOS DO RJ APROVAM TOMBAMENTO DE USINA USADA PARA INCINERAR CORPOS DE PRESOS

A usina de Cambahyba, utilizada para incinerar corpos de presos políticos durante a Ditadura Militar, localizada em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, deve ser tombado por interesse histórico.
A determinação está no Projeto de Lei 2.360/23, de autoria da deputada Marina do MST (PT) e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União). O PL foi aprovado na terça-feira (5) pelos parlamentares.
Cabe agora ao governador Cláudio Castro sancioná-lo ou vetá-lo em até 15 dias úteis.
O tombamento visa proteger o local de modificações que possam comprometer a integridade histórica. O projeto de lei impede ainda qualquer destruição ou descaracterização da área.
O ex-delegado Cláudio Guerra, em depoimento à Comissão Nacional da Verdade, admitiu ter incinerado os corpos de 12 desaparecidos políticos nas instalações da usina. Entre as vítimas estão Ana Rosa Kucinski e Fernando Santa Cruz.
Play Video
“Tombar o Parque Industrial da Usina Cambahyba por interesse histórico é uma forma de garantir o direito à memória, à verdade e à justiça, com reparação pelas graves violações de direitos humanos ocorridos durante e após a ditadura nessa região, em Campos. A região é marcada historicamente por conflitos que perduram até os dias de hoje, mas que deve ser lembrada pela capacidade de resistência da população”, disse a autora do projeto, a deputada Marina do MST (PT), no plenário da Casa.
*Com informações da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.