DEPUTADO JÚLIO ROCHA FISCALIZA EMPRESA DE ÔNIBUS EM GUAPIMIRIM
Em mais uma iniciativa de seu mandato, o deputado estadual Júlio Rocha realizou, na madrugada dessa terça (25), uma ação de fiscalização nos ônibus intermunicipais da empresa Reginas, que operam nas linhas entre Guapimirim, Rio de Janeiro e Magé.
Acompanhado por Jackson Heleno, coordenador de trânsito da Prefeitura de Guapimirim, o deputado chegou por volta das 4h ao ponto final da empresa, no bairro Caneca Fina. Durante a vistoria, foram identificados problemas como goteiras no sistema de ar-condicionado de diversos veículos, além de irregularidades na documentação de alguns deles, como licenciamento vencido, tornando-os inapto para trafegar.
“Recebemos inúmeras denúncias de usuários dessas linhas sobre problemas de goteiras nos veículos, causadas pelo péssimo estado do ar-condicionado. Também constatamos a falta de comunicação clara da empresa em relação aos horários das viagens e, o mais grave, encontramos veículos circulando de forma irregular, sem o licenciamento em dia”, afirmou o deputado.
Usuários da linha Guapimirim x Central compartilharam suas experiências sobre as condições precárias dos ônibus. Judite, moradora de Guapimirim e usuária da linha há mais de 10 anos, relatou sua indignação:
“É a primeira vez que vejo uma fiscalização. A população sofre porque só temos uma empresa operando essa linha, e nos horários de pico os ônibus ficam lotados e demoram muito para passar. Outro problema é a ausência de banheiros. Muitas vezes enfrentamos uma viagem de 3 a 4 horas, e isso é uma humilhação para quem depende desse transporte.”
Roberto, outro usuário da linha, acrescentou que os passageiros, por vezes, precisam usar guarda-chuvas dentro do ônibus para se proteger das goteiras. “É um absurdo. A água que pinga em cima de todos nós não só incomoda, como pode ser contaminada. Além disso, os intervalos entre as viagens são muito longos.”
Diante das irregularidades constatadas, o deputado Júlio Rocha anunciou que reunirá as provas coletadas e encaminhará ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro), responsável pela fiscalização do transporte público intermunicipal.
“Com as evidências obtidas, vou oficializar o Detro para que tome medidas efetivas contra a empresa Reginas. A empresa, inclusive, tem ignorado diversos pedidos de informações da Prefeitura de Guapimirim, o que é inadmissível”, criticou o deputado.
Além disso, Júlio Rocha informou que pretende propor a criação de um Disque Denúncia exclusivo para irregularidades no transporte intermunicipal, facilitando o registro de queixas dos passageiros sobre más condições dos ônibus.