DA ZONA DE REBAIXAMENTO ÀS OITAVAS DA LIBERTADORES: FLUMINENSE E GRÊMIO FAZEM MAIS UM CONFRONTO DIRETO EM 2024
Tricolores se reencontram pela quarta vez na temporada, novamente em condições semelhantes de desempenho
Pouco mais de dois meses após o confronto pelas oitavas de final da Libertadores, Fluminense e Grêmio voltam a duelar, desta vez pelo Campeonato Brasileiro. A partir das 21h, no Maracanã, os times, que lutam contra o rebaixamento, se enfrentam separados por apenas dois pontos. Os gaúchos estão em 11º, com 38 pontos, enquanto os cariocas somam 36, na 13ª posição. Dentro do Z4, Bragantino e Juventude, em 17º e 18º, respectivamente, têm 34 pontos cada.
Os caminhos de Fluminense e Grêmio nesta temporada ajudam a explicar a situação de ambos no Campeonato Brasileiro, apesar do tricolor gaúcho ter passado por um problema grave com as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul, obrigando o time até atuar em outro estado.39
Na época dos jogos pela Libertadores, os dois tricolores, ao mesmo momento em que viviam a expectativa do confronto decisivo da competição sul-americana, também olhavam com preocupação para a tabela do Brasileirão. Em certo momento do campeonato, Fluminense e Grêmio figuravam nas duas últimas posições.
O Fluminense encontrou a solução para sair da zona de rebaixamento com a troca de comando. A saída de Fernando Diniz e a chegada de Mano Menezes trouxe uma vida nova para a temporada tricolor, que engatou uma sequência de bons resultados, subiu na tabela e eliminou o próprio Grêmio na Libertadores.
Como o atual treinador, o Fluminense corrigiu os erros defensivos, virou o time menos vazado do segundo turno do Campeonato Brasileiro, e com uma vitória na noite deste sexta-feira pode sonhar com um fim de competição mais tranquilo diante do cenário atribulado que viveu.
O Grêmio, por sua vez, não foi pelo caminho da troca de treinador e segue confiando em Renato Gaúcho. Por mais que tenham acontecido eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores, o time conseguiu se recuperar no Campeonato Brasileiro. Mesmo com uma certa irregularidade, o Grêmio se afastou da zona de rebaixamento, mas ainda não se livrou totalmente do perigo da Série B.
Joga ou não joga?
A expectativa fica pelo retorno de Thiago Silva. Recuperado de lesão no calcanhar esquerdo, o zagueiro não joga desde a eliminação para o Atlético-MG, na Libertadores, no fim de setembro. Como é de praxe desde a chegada de Mano Menezes – que preza pela recuperação plena de um jogador lesionado antes de colocá-lo para atuar – uma última avaliação deve ser feita antes da partida para saber se o camisa 3 finalmente volta a entrar em campo após mais de um mês