DÁ TEMPO PODCAST DEBATE SOBRE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Um espaço para diálogos profundos e pragmáticos sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e inovação: assim é definido o Dá Tempo Podcast pelo seu fundador e apresentador, Pedro Rivas. O programa traz para o centro das discussões temas relacionados ao meio ambiente em geral, com a missão de tornar o conhecimento acessível, conectar vozes inspiradoras e inspirar ações reais que façam a diferença. Porque como o nome já diz, dá tempo de mudar.
“Somos um podcast que acredita no poder do conhecimento e das conexões para transformar o mundo. Unimos vozes de cientistas, líderes e empreendedores para debater ideias práticas e inspiradoras. Acreditamos que dá tempo de mudar, vamos conversar aqui sobre isso!”, afirma o apresentador.
O objetivo do podcast é tornar a sustentabilidade um assunto de todos, democratizar o acesso ao conhecimento e tornar os desafios climáticos mais claros para a sociedade. Além disso, visa também conectar pessoas e iniciativas, articular empreendedores, investidores, cientistas e a sociedade civil para impulsionar projetos que promovam mudanças reais.
Ao todo, já foram lançados quatro episódios, com convidados de renome nacional, como Luiz Mandarino, cofundador do EnergyHub, apoiador do podcast; Kamila Camilo, diretora executiva do Instituto Oyá; Márcio Libar, ator, palhaço, diretor, e palestrante; Camila Müller, consultora em sustentabilidade; e o especialista em finanças climáticas, Sérgio Margulis.
Margulis definiu os próximos quatro anos como um ‘cenário dracônico’, levando-se em consideração a atual gestão norte-americana, que se coloca com uma posição abertamente negacionista.
“A saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, por exemplo, mostra a importância de se discutir as mudanças climáticas durante esse período com mais intensidade. Nosso papel, enquanto conteúdo midiático, é justamente esse, trazer esses pontos para discussão e mostrar para a sociedade a relevância das ações do dia a dia para a manutenção saudável do meio ambiente”, pontua Rivas.
Rivas revela ainda que, no próximo episódio lançado nesta terça-feira (04), a convidada é a diretora de sustentabilidade da SAP Latam, Renata Amorim, que aborda o tema tecnologia para sustentabilidade, mostrando que a tecnologia é uma grande aliada na busca por um futuro mais sustentável. Além disso, o programa elenca exemplos inspiradores, desafios e oportunidades tecnológicas.
“Inovações em energia, agricultura, transporte e gestão de recursos estão transformando a forma como interagimos com o planeta, ajudando a mitigar os impactos das mudanças climáticas e a construir sociedades mais resilientes. Neste episódio vamos trazer a fala de quem trabalha diretamente nesse tópico e possui experiências exitosas colocadas em prática”, afirma o apresentador.
O PodCast Dá Tempo combina episódios voltados para o mundo corporativo, com discussões mais amplas sobre sustentabilidade e as urgências do nosso tempo. “Dá Tempo é uma experiência comunicacional que quer extrapolar os limites e sentidos da sustentabilidade. Precisamos de todos para a grande mudança que necessitamos fazer. Não sabemos os resultados que vamos obter, mas com certeza buscar soluções é a única forma de viver de forma saudável quando temos consciência da gravidade da nossa situação. Dá tempo!” Afirma, Pedro.
Quem é Pedro Rivas
Pedro Rivas é Doutor (Rennes School of Business, França), Mestre em Administração (FGV), Pós-graduado em Comunicação Empresarial (ESPM) e graduado em Comunicação Social pela UCSal. Coordenador e professor no curso de pós-graduação Master ESG na Prática (ESPM), leciona disciplinas como ESG no MBA de Marketing e Multicultural Business no Master em Business Transformation. É Curador do Hub ESG Change da ESPM e professor de Governança no IED, além de convidado em Ética para Consultoria de Negócios no MBA do SEBRAE.
Em 2023, ministrou um workshop sobre Modelos de Negócio ESG na Global Responsibility Week (Inglaterra). Foi certificado por 15 anos como PMP (PMI), possui certificações do GRI e IFRS (2023). Atuou por cerca de 20 anos no setor de energia, com experiência em responsabilidade social, comunicação integrada, cultura organizacional e branding.