O seu canal de Noticias

COMITIVA DO GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO VEM AO RIO PARA CONHECER INSTITUTO ESTADUAL DO CÉREBRO DO RIO DE JANEIRO 

Equipe visita IEC, referência nacional em neurocirurgia, para entender sobre funcionamento e metodologia de trabalho

Em seu primeiro dia à frente da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), na quarta-feira (13), a médica Claudia Mello participou da visita do secretário de Estado de Saúde do Espírito Santo, Miguel Duarte, ao Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, referência nacional em neurocirurgia. O estado vizinho veio conhecer a unidade especializada em neurologia de alta complexidade. No encontro, foram debatidos protocolos médicos, de gestão, científicos, entre outros temas.

“O IEC é uma unidade que recebe pacientes de todos os estados da federação. Somos referência em neurocirurgia e essa troca de experiências favorece o crescimento técnico do SUS em nível nacional. As portas das nossas unidades e da SES-RJ estarão sempre abertas, não apenas para os gestores, mas também aos acadêmicos”, afirmou a secretária.

O secretário Miguel Duarte esteve acompanhado do neurocirurgião Leandro Barbosa e do diretor técnico da Fundação Inova Capixaba, Diego Conte. Durante a visita aos setores da unidade, o secretário agradeceu a receptividade e enalteceu o serviço oferecido à população fluminense.

“Quero registrar meu agradecimento à secretária por prontamente atender a esse pedido. O IEC é uma unidade de ponta no Brasil. Estamos atuando para promover melhorias em nossa unidade no Hospital Estadual Central e por isso decidimos entender o funcionamento e a metodologia de trabalho em neurocirurgia, que é tão complexo”, disse.

Também presente ao encontro, o diretor médico do IEC-RJ, Dr. Paulo Niemeyer, pontuou que o desenvolvimento de outros estados pode alavancar a especialidade em campo nacional.

“Nesta semana, foram regulados pacientes de São Paulo. No mês passado, tivemos um caso trazido do Pará. Quando um estado se desenvolve para atuar nessa frente, conseguimos aumentar a oferta do serviço no país, otimizar o tempo de resposta a doenças graves e dar melhores condições de vida em um tempo otimizado. Essa interlocução é fundamental na saúde pública”, destacou.

Após pesquisa de campo em diversos setores importantes do hospital, como UTI adulta e pediátrica, laboratório, salas de exame de imagem e centro cirúrgico, a comitiva capixaba foi até a sede da SES-RJ, no Rio Comprido, Zona Norte do Rio, para conhecer o Complexo Estadual de Regulação e entender o processo percorrido pelo paciente entre suspeita ou indicação clínica, diagnóstico e, por fim, regulação para especialidade em neurocirurgia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.