COMISSÃO ARNS, FIESP E FGV PRESSIONAM CANDIDATOS POR SOLUÇÃO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM SP
Documento cobra ações de Boulos e Nunes para enfrentar crise de 85 mil desabrigados
A Comissão Arns, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) Direito SP se uniram para formalizar uma carta-compromisso que será entregue aos candidatos à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB). O documento, que será assinado na próxima quinta-feira (10), aborda a questão da população em situação de rua na capital paulista, tema que, segundo as instituições, foi pouco explorado no primeiro turno das eleições municipais, destaca reportagem da Folha. Com a iniciativa, as organizações buscam garantir o engajamento dos candidatos em políticas públicas mais eficazes para enfrentar essa crise social.
De acordo com o documento, mais de 85 mil pessoas vivem nas ruas de São Paulo, conforme dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As instituições destacam que, apesar da gravidade da situação, não houve um debate aprofundado sobre o tema entre os candidatos.
Além de alertar para a urgência do tema, a carta-compromisso traz recomendações específicas, como a qualificação dos centros de acolhida, a criação de estratégias de redução de danos para alcoolismo e dependência química, atenção especial às mulheres em situação de rua e ações para combater o racismo.