COM RECORDE DE MENINAS, ESTUDANTES ASSUMEM MANDATOS NO PARLAMENTO JUVENIL DA ALERJ
Alunos de escolas públicas de todas as regiões do Rio de Janeiro atuarão como deputados estaduais juvenis durante a semana
Na segunda-feira, às 15h, estudantes da rede estadual de ensino assumem seus mandatos como deputados juvenis na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A cerimônia de abertura será realizada no histórico Palácio Tiradentes. Nesta 15ª edição do Parlamento Juvenil (PJ), dos 96 alunos eleitos, 62% são meninas, marcando um recorde de participação feminina. Os meninos ocuparão 36 cadeiras.
Ao longo da semana, os jovens eleitos escolherão a Mesa Diretora do PJ, apresentarão projetos de lei, debaterão em comissões e votarão no plenário da Alerj. As três propostas mais votadas poderão se tornar leis. O Parlamento Juvenil, criado em 1998, visa formar cidadãos conscientes e protagonistas da política. Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), o programa reúne estudantes de todo o Rio de Janeiro.
Na terça-feira, os participantes defenderão seus projetos no auditório da Escola do Legislativo (Elerj). Na quarta-feira, participarão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), discutindo suas propostas. Na sexta-feira, a sessão final acontecerá no plenário da Alerj, com a votação dos projetos. Ao final da semana, os estudantes receberão uma formatura simbólica, com direito a beca. Durante a semana, também visitarão pontos turísticos como o Cristo Redentor e o Estádio do Maracanã.