O seu canal de Noticias

COM RECORDE DE MENINAS, ESTUDANTES ASSUMEM MANDATOS NO PARLAMENTO JUVENIL DA ALERJ

Alunos de escolas públicas de todas as regiões do Rio de Janeiro atuarão como deputados estaduais juvenis durante a semana

Na segunda-feira, às 15h, estudantes da rede estadual de ensino assumem seus mandatos como deputados juvenis na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A cerimônia de abertura será realizada no histórico Palácio Tiradentes. Nesta 15ª edição do Parlamento Juvenil (PJ), dos 96 alunos eleitos, 62% são meninas, marcando um recorde de participação feminina. Os meninos ocuparão 36 cadeiras.
Ao longo da semana, os jovens eleitos escolherão a Mesa Diretora do PJ, apresentarão projetos de lei, debaterão em comissões e votarão no plenário da Alerj. As três propostas mais votadas poderão se tornar leis. O Parlamento Juvenil, criado em 1998, visa formar cidadãos conscientes e protagonistas da política. Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), o programa reúne estudantes de todo o Rio de Janeiro.
Na terça-feira, os participantes defenderão seus projetos no auditório da Escola do Legislativo (Elerj). Na quarta-feira, participarão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), discutindo suas propostas. Na sexta-feira, a sessão final acontecerá no plenário da Alerj, com a votação dos projetos. Ao final da semana, os estudantes receberão uma formatura simbólica, com direito a beca. Durante a semana, também visitarão pontos turísticos como o Cristo Redentor e o Estádio do Maracanã.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.