O seu canal de Noticias

COM LULA, POBREZA CAI PARA MENOR ÍNDICE DESDE 2012, DIZ IBGE

A taxa de pobreza no Brasil caiu para 27,5% em 2023, menor patamar de índice de pobreza registrado no País, desde 2012, quando foi iniciada a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

Segundo dados do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022  a taxa de pobreza no Brasil estava em 31,6%. A queda de 4,2 pontos percentuais corresponde, em números absolutos, a mais de 8,5 milhões de indivíduos que saíram da pobreza em 2023. O recuo ocorreu em 26 das 27 unidades da Federação.

Ainda conforme o IBGE, o estado do Amapá lidera a lista com a queda mais expressiva de pobreza (-14,8 pontos percentuais), caindo de 47,8% em 2022 para 33% em 2023. Depois, figuram os estados de Roraima (-9,5 pontos percentuais) e Amazonas (-9,3 pontos percentuais).

“Vamos continuar na missão de diminuir cada vez mais a pobreza e combater a fome no Brasil. Em um ano, já conseguimos ver mudanças importantes na vida das famílias, e seguimos trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade de vida da nossa população”, disse o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

A análise do cenário foi realizada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), órgão vinculado ao governo do Espírito Santo, a partir dos resultados da Pnad Contínua, divulgados na última sexta-feira (19). O estudo do IBGE, que apura informações relacionadas ao rendimento recebido pela população, como trabalho, pensões, aposentadorias e outros, concluiu que o Programa Bolsa Família reduz as desigualdades socioeconômicas no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.