COM A PRESENÇA DE LULA, MACAÉ EVARISTO TOMA POSSE COMO NOVA MINISTRA DOS DIREITOS HUMANOS
Em seu discurso, Macaé Evaristo agradeceu o convite do presidente e enfatizou sua trajetória como mulher negra e professora
Dezoito dias após sua nomeação, Macaé Evaristo tomou posse nesta sexta-feira (27) como ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A posse ocorre após a demissão do ex-ministro Silvio Almeida, que deixou o cargo em meio a denúncias de assédio sexual, as quais ele nega.
O evento contou com a presença de outras ministras do governo, como Anielle Franco (Igualdade Racial), Cida Gonçalves (Mulheres), Marina Silva (Meio Ambiente), Nísia Trindade (Saúde), Esther Dweck (Gestão e Inovação), além da primeira-dama, Janja Lula da Silva. A escritora Conceição Evaristo, prima de Macaé, abriu a cerimônia com uma breve leitura.
Em seu discurso, Macaé Evaristo agradeceu o convite do presidente e enfatizou sua trajetória como mulher negra e professora. “Tomo posse como ministra sem perder de vista que a minha maior credencial é ser uma pessoa absolutamente comum”, declarou. Ela também abordou o desafio de mudar a percepção de que os direitos humanos defendem apenas “bandidos” e destacou a importância de construir uma nova visão para a atuação do ministério.
Macaé, deputada estadual licenciada pelo PT de Minas Gerais e ex-vereadora de Belo Horizonte, assumiu a pasta no lugar de Almeida no dia 9 de setembro. Na ocasião, ela destacou que as denúncias de assédio no ministério deveriam ser investigadas com rigor e com direito à ampla defesa.
Durante as três semanas em que já esteve no comando do ministério, Macaé reestruturou parte da equipe e acompanhou o presidente Lula em viagens. Na cerimônia de posse, que começou às 11h50, Lula foi recebido com gritos de apoio pela plateia, que também aclamou o nome da nova ministra.
Por 247