O seu canal de Noticias

COM -11°C, PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA QUEBRA O PRÓPRIO RECORDE E REGISTRA A MENOR TEMPERATURA DO ANO NO BRASIL

Registro foi feito em uma estação meteorológica localizada na parte alta, a cerca de 2.450 metros de altitude. Reserva ainda sofre com o incêndio que começou na sexta-feira.

A parte alta do Parque Nacional do Itatiaia (PNI) registrou a menor temperatura do ano no Brasil na madrugada desta terça-feira (18). Um termômetro localizado a aproximadamente 2.450 metros de altitude marcou -11°C às 4h34.

O registro foi feito em uma estação meteorológica da WS Consultoria Climatológica, empresa que possui parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), próxima à nascente do Rio Campo Belo. O PNI quebrou o próprio recorde do ano, de -9,2°C, marcado na madrugada do dia 13 de junho.

Nesta mesma área, fica o Pico das Agulhas Negras, o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro e o quinto mais alto do Brasil.

Em dias comuns, esta seria uma data que reuniria turistas na reserva. No entanto, como a operação de combate ao incêndio ainda está acontecendo, o acesso à parte alta está fechado até, pelo menos, esta quarta-feira (18).

O frio acaba transformando a vegetação em “palha”, favorecendo a propagação do fogo. Consequentemente, o combate às chamas fica mais difícil.

200 hectares destruídos

O incêndio que atinge o PNI começou por volta das 14h de sexta-feira (14), nas proximidades do Morro do Couto e da portaria da parte alta (Posto Marcão). A região afetada fica a 2.500 metros de altitude e é conhecida, nesta época do ano, pela vegetação bastante seca e pelas menores temperaturas do Brasil.

Imagens aéreas divulgadas na tarde de domingo (veja abaixo) pela gestão do parque mostram o fogo se alastrando pela vegetação. Nos vídeos, também é possível ver pontos de chamas, muita fumaça e helicópteros sobrevoando a área e jogando jatos de água para conter o fogo.

Os trabalhos continuam para impedir o avanço do incêndio, realizar o resfriamento das áreas afetadas e monitorar o aparecimento de novos focos.

De acordo com a gestão do Parque Nacional do Itatiaia, a área atingida é de aproximadamente 200 hectares.

Para se ter uma melhor dimensão, a área atingida equivale a 200 campos de futebol, já que 1 hectare tem tamanho simular ao de 1 campo, que são 10 mil metros quadrados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.