CLÁUDIO CASTRO ENTREGA DRONES À LEI SECA PARA FLAGRAR MOTORISTAS FUGITIVOS
Operação Lei Seca adota drones para reforçar fiscalização e salvar vidas
A Operação Lei Seca contará com drones para flagrar motoristas que tentam escapar das blitzes. Os nove aparelhos foram entregues na manhã de quarta-feira (27/11) pelo governador Cláudio Castro, em cerimônia no Palácio Guanabara. A partir de dezembro, os drones serão usados diariamente, também auxiliando na identificação de veículos com registros de roubo ou furto. Em 2024, a operação abordou 250.384 motoristas em 3.117 ações no Estado do Rio de Janeiro.
“Estamos investindo em tecnologia para impedir, por exemplo, que uma pessoa sob efeito de álcool troque de lugar com outra ao avistar a operação e reassuma a direção depois. A Lei Seca salva vidas. Um carro com um motorista alcoolizado é uma arma”, destacou Cláudio Castro.
Os drones identificarão comportamentos como veículos trafegando de ré, na contramão, ou simulando panes. Nessas situações, equipes de motos e veículos serão acionadas para abordar o condutor. Segundo o secretário de Governo, André Moura, as imagens capturadas em tempo real garantirão mais eficácia nas ações, permitindo consultar placas de veículos e verificar irregularidades rapidamente.
Mais de 27 mil multas por alcoolemia
De janeiro a novembro, mais de 27,5 mil motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool no estado, uma média de 84 por dia. No campo educativo, o programa Escola Nota 10, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou palestras em 110 escolas, impactando mais de 18 mil alunos, com o uso de óculos que simulam os efeitos da embriaguez.
Pioneirismo no Brasil
O Rio de Janeiro foi o estado pioneiro na implantação da Operação Lei Seca, que já realizou cerca de 4,5 milhões de abordagens em 15 anos. Mais de 320 mil motoristas alcoolizados foram multados e impedidos de seguir dirigindo.
Na cerimônia, o governador entregou moedas comemorativas dos 15 anos da operação para autoridades como o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, e a secretária Maria Rosa Io Duca Nebel.