CLÁUDIO CASTRO DIZ SER NEUTRO EM DISPUTA POR VAGA NO TRF-2
A vaga é destinada a pessoas que não sejam juízes
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou à CNN não ter candidato para vaga de desembargador do Tribunal Regional Federal da 2* região (TRF-2). “Não estou apoiando ninguém nesse processo”, disse.
A escolha será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Há dois fluminenses e um capixaba na lista tríplice, formulada pelo próprio tribunal, e de onde sairá o nome.
Pelo Rio de Janeiro, a advogada Claudia Corrêa recebeu o maior número de votos do tribunal, 23 no total. O advogado Bruno Barata, que é do mesmo estado, teve 20 votos. Pelo Espírito Santo, o indicado é o procurador Alexandre Nogueira.
A vaga é destinada a pessoas que não sejam juízes. Trata-se do chamado quinto constitucional, que visa dar mais pluralidade ao órgão ao permitir o ingresso de outras carreiras do Direito, sem ser da magistratura.
Única mulher na lista, Cláudia Corrêa é defensora de pautas mais progressistas, como diversidade e reforma agrária. Ela conta com apoio do grupo de advogados Prerrogativas, políticos petistas, a exemplo de Benedita da Silva, do prefeito do Rio Eduardo Paes e do Movimento do Sem Terras (MST).
Beto Barata é da advocacia empresarial e carrega o apoio de setores econômicos.
Nogueira é nome apoiado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e políticos do estado, como o ex-líder do PT no Senado, Fabiano Contarato.
Por: CNN