CLÁUDIO CASTRO ANUNCIA POLÍTICA ESTADUAL DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DO RIO DE JANEIRO NO ENERGY SUMMIT
“O Rio de Janeiro lidera a ideia de transição energética, e acreditamos que a agenda 2030, que é a agenda verde, será a mais importante para o nosso futuro,” afirmou o governador
No segundo dia do Energy Summit, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou o novo Projeto de Lei que cria a Polícia Estadual de Transição Energética e outras medidas correlatas.
A proposta visa institucionalizar a transição energética, uma das principais transformações no sistema de energia, motivada por questões econômicas e ambientais, como a urgência climática e a necessidade de ampliar o uso de energias de baixo carbono. É crucial definir uma política estadual que avalie os impactos, desafios e oportunidades dessa transição, delineando as ações governamentais.
“No ano passado, reduzimos o desmatamento da Mata Atlântica em 68%, reconhecido pelo Supremo. Além disso, nosso petróleo PSAL é considerado o mais verde do mundo, emitindo menos carbono. O Rio de Janeiro lidera a transição energética, com foco na agenda 2030, crucial para nosso futuro”, afirmou o governador Cláudio Castro.
O Energy Summit, encerrado em 19 de junho, foi um sucesso, reunindo especialistas e líderes do setor energético para debater desafios e oportunidades. O evento já é referência global no calendário do setor.
Como maior produtor nacional de petróleo e gás natural, o Rio de Janeiro se destaca por sua expertise offshore e naval, além de ser o único gerador nuclear do Brasil.
“Em 2020, éramos o 27º em digitalização governamental; em 2023, subimos para a 3ª posição. Em julho, visamos estar entre os primeiros. A nova política de transição energética é fundamental para um futuro mais sustentável para o Rio de Janeiro e o Brasil.”