CIRCO CRESCER REABRE NA QUADRA DA ESTÁCIO APÓS PERDER LONA EM TEMPESTADE
Após as fortes chuvas que caíram na cidade e que destruíram a lona e toda a sua estrutura, o Circo Crescer será refundado, às 14h, da próxima terça-feira (29/04), na quadra da escola de samba Estácio de Sá, na Cidade Nova. Para marcar o novo ciclo, um cortejo circense vai tomar as ruas do bairro, levando arte, alegria e resistência à comunidade. De acordo com a coordenadora de desenvolvimento territorial do projeto Circo Social, Fabyane Soares, o local está recebendo os alunos já inscritos e está aberto para mais inscrições na quadra da Estácio.
A equipe pedagógica do Circo Social está adaptando as aulas para o local. Os alunos mais experientes também vão colaborar como voluntários, apoiando os professores durante essa fase de transição.
Criado para desenvolver habilidades sociais, criativas e artísticas por meio da linguagem circense, o projeto Circo Social atende a mais de 300 crianças e adolescentes de 4 a 18 anos, com o objetivo de transformar positivamente a vida dos participantes. Ao longo de 20 anos, o Circo Crescer e Viver transformou muitas vidas.
“No ciclo 2023/2024 atendemos 364 crianças e adolescentes. Para se ter noção do impacto que o Circo Social provoca na região, 308 famílias vivem em situação de extrema pobreza, lembrando que 85% do público vêm do Centro e Centro Histórico do Rio, região com os menores Índices de Progresso Social do Rio de Janeiro”, conta o diretor-presidente do Circo Crescer e Viver, Junior Perim.
Relembre o caso
No dia 12 de março, uma tempestade atingiu o Centro do Rio de Janeiro e destruiu a lona e equipamentos do circo. Desde então, o local vem recebendo doações para se reerguer. Quase 200 pessoas contribuíram na vaquinha e o arquiteto Rodrigo Azevedo doou o projeto do novo Circo.
A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Casa Civil e da Secretaria de Cultura, declarou apoio as obras de reconstrução do espaço. A aquisição da lona e restauração das arquibancadas, piso e picadeiro ficarão por conta do município. O Governo do Estado, através da Lei de Incentivo à Cultura, e em parceria com a Light, se prontificou a viabilizar a recuperação de luz, som e material pedagógico, além da manutenção dos postos de trabalho (CLT).
por Diário do Rio