CINEMA DA PRAÇA, EM PARATY, EXIBE FILME SOBRE A SERRA DA BOCAINA
O documentário “Bocaina: Caminhos do Alto” será exibido gratuitamente na terceira edição da Mostra Biodiversidade em Audiovisual, na nesta quinta-feira (27), às 19h, no Cinema da Praça, no Centro Histórico de Paraty.
Dirigido por Nina Braga e Adriana Mattoso, o filme de 25 minutos aborda as ameaças ambientais ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, como ocupações irregulares, desmatamento e extração ilegal de recursos, destacando a necessidade de fiscalização e preservação da Mata Atlântica entre Rio de Janeiro e São Paulo.
Com quase 106 mil hectares, o parque abriga uma biodiversidade única e é essencial para o abastecimento de água. “A Bocaina afeta o bem-estar das cidades costeiras e também protege nascentes que abastecem tanto o Rio quanto São Paulo”, diz Nina Braga. A região inclui atrativos como a Trilha do Ouro, cachoeiras e formações naturais como a Pedra do Frade e a Pedra da Macela.
Nina conta que frequentava o parque oito anos antes do lançamento do documentário, em 1990. “Na época, o parque inteiro contava com apenas seis guardas florestais”, relembra. Apesar de retratar os anos 1990, o filme segue atual ao abordar ações predatórias de palmiteiros, caçadores e grileiros, além da indefinição dos limites da unidade de conservação. “53% das árvores e 40% dos mamíferos da Bocaina não existem em nenhum outro bioma”, alerta.
Além do documentário, a Mostra exibirá três vídeos da série “A Natureza Está Falando”, narrados por Maria Bethânia, Maitê Proença e Pedro Bial. “São filmes curtos, mas com mensagens poderosas sobre a conservação dos ecossistemas”, afirma Nina. Após as sessões, especialistas debaterão os desafios ambientais da região. Participam do bate-papo as documentaristas Nina Braga e Adriana Mattoso, o agricultor José Ferreira, do Sítio Agroflorestal São José, e o biólogo Mario Loyola, do INEA.