CIDADE DO RIO VAI USAR NOVA CLASSIFICAÇÃO DE NÍVEIS DE CALOR
São as siglas “NCs”, que significam “Níveis de Calor”
Para implementar protocolos de comunicação com a população carioca em dias de altas temperaturas, o município do Rio vai usar uma nova classificação de níveis de calor na cidade, além dos estágios já utilizados para alertar a população sobre as condições no município.
São as siglas “NCs”, que significam “Níveis de Calor”.
São níveis que variam de NC1 a NC5. Nos três primeiros níveis, a ação principal da prefeitura vai ser a troca de informações com a população.
A partir de NC4, com temperaturas acima de 42 graus por duas horas consecutivas em três dias seguidos, a Prefeitura vai usar as redes sociais e painéis de aviso espalhados pela cidade para indicar locais de ilhas de resfriamento, ampliando as estações de hidratação e distribuição de água para as populações vulneráveis. É provável que seja necessário cancelar ou reagendar eventos de médio e grande porte.
Em caso de NC5, com temperaturas acima de 44 graus por três dias consecutivos, serão necessárias medidas mais rigorosas, com emissão de boletins meteorológicos a cada 6 horas e um boletim epidemiológico até 72 horas após o fim da onda de calor. Atividades de risco que não forem adaptadas podem ser interrompidas, e atividades externas em unidades de ensino vão ser suspensas. A Prefeitura também pode, nessas situações, suspender atividades em áreas externas, mudando para lugares sombreados ou internos.
Além disso, as ondas de calor vão ter nomes a partir de agora, seguindo uma metodologia definida pela Organização Mundial de Meteorologia.
Essa prática de nomear eventos climáticos extremos ajuda as pessoas a se lembrarem deles, como no caso do furacão Katrina, que devastou parte dos Estados Unidos em 2005.
O chefe executivo do Centro de Operações Marcus Belchior e o o Prefeito Eduardo Paes, disse que a partir do dia 1 de julho, quando o decreto com as mudanças for publicado no Diário Oficial, para cada ano, há uma lista de 10 nomes já pré-definidos, abrangendo nomes comuns no Brasil, assim como em inglês e espanhol, devido ao grande número de turistas que visitam o Rio de Janeiro.
O anúncio aconteceu na manhã desta sexta-feira, no Centro de Operações Rio, A medida será tomada mais de sete meses após a morte, por calor, de uma fã num show da Taylor Swift, na semana de calor mais intenso já registrado na cidade.