CIDADE DO RIO SERÁ PIONEIRA NO PROJETO ‘ROTA LITERÁRIA’ QUE IMPULSIONA O TURISMO ATRAVÉS DA HERANÇA CULTURAL
O programa da EmbraturLAB visa transformar personagens da literatura nacional em atrativos turísticos
A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como a pioneira para o lançamento do projeto-piloto “Desafios Rotas Literárias” que visa transformar personagens da literatura nacional em atrativos turísticos, com foco especial na atração de países de língua portuguesa. Esta iniciativa é da EmbraturLAB e foi concebida em outubro do ano passado, inspirada no êxito da campanha de “AfroTurismo” que se tornou um dos principais pilares da nova gestão da Embratur, com Marcelo Freixo na liderança. A informação é do site Lu Lacerda.
No total, nove startups de diversos estados foram selecionadas para desenvolver esse projeto e os finalistas serão revelados na próxima quarta-feira (10/01). A previsão é que o projeto-piloto comece a ser elaborado a partir do mês de março deste ano. A proposta visa atrair visitantes para cidades e estados brasileiros que foram cenários de obras literárias reconhecidas mundialmente.
O Rio de Janeiro, que foi casa de renomados escritores como Machado de Assis e Lima Barreto; a Bahia, imortalizada por nomes como Jorge Amado e Castro Alves; o Rio Grande do Sul, berço de Fernando Veríssimo e Mario Quintana; e Goiás, celebrada por Cora Coralina, estão entre os destinos que ganharão destaque nessa iniciativa.
Em novembro do ano passado, durante a abertura da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, compartilhou sua visão sobre o projeto: “Nós trouxemos jornalistas da Argentina e do Chile para cobrirem a Flip, em novembro, e falarem sobre isso. O turismo é transversal, dialoga com literatura, com educação, com saúde, com meio ambiente, cultura, e é muito importante promover esse tipo de turismo.”
O programa ainda não tenha uma data oficial de lançamento, entretanto, a expectativa é de que essa proposta se torne uma ferramenta crucial para alavancar o turismo por meio da valorização da herança literária brasileira.