O seu canal de Noticias

CIDADE DO RIO AUMENTA EM SEIS VEZES A OFERTA DE LAQUEADURA E VASECTOMIA

Com uma média mensal de 1.600 vagas abertas para laqueadura e duas mil para vasectomia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) bate recorde de oferta desses procedimentos visando o planejamento familiar, sexual e reprodutivo dos usuários da rede pública de saúde. De 2020 para 2022, o número de vagas disponibilizadas para essas duas cirurgias aumentou quase seis vezes, saindo de 3.046 para 17.068. Somente nos seis primeiros meses de 2023, já foram abertas mais de 17,8 mil vagas para os dois procedimentos, e a fila para vasectomia hoje no SISREG está zerada.

O aumento da oferta de laqueaduras e vasectomias é resultado dos investimentos da Prefeitura do Rio para zerar as filas do SISREG até 2024. A SMS aumentou a capacidade dos hospitais da rede para a realização de diversos procedimentos e cirurgias eletivas, atendendo assim a demanda reprimida. Ao todo, em 2020, foram ofertadas mais de 219 mil vagas para cirurgias de diversos tipos, contra 89,4 mil em 2020. Em 2023, até o mês de março, já foram 137,4 mil vagas disponibilizadas.

O Super Centro Carioca de Cirurgia, no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (HMRG), em Acari, é o maior prestador de serviço de vasectomia da rede municipal, com 3.970 pacientes atendidos no primeiro semestre deste ano, mais de 800 deles somente em maio. O procedimento – que teve o tempo de espera reduzido de 247 dias em 2020 para cerca de 50 dias atualmente – é ofertado ainda nos hospitais municipais Francisco da Silva Telles e Rocha Faria; nos federais Cardoso Fontes, de Bonsucesso, da Lagoa e dos Servidores do Estado; no estadual Carlos Chagas; no universitário Gaffrée e Guinle, da UNIRIO; e na Policlínica Piquet Carneiro, da UERJ. Somente as três unidades da rede municipal foram responsáveis por 72,8% dos 9.596 dos atendimentos realizados este ano até o momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.