CIDADE DAS ÁRVORES: PROJETO ARBORIBUS MAPEIA E REGISTRA A FLORA DE NITERÓI
Niterói tem 1 árvore para cada 8,13 habitantes em sua área urbana. Criado ainda em 2013 pela Prefeitura, através da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SECONSER), o Projeto Arboribus foca em cadastrar cada um desses indivíduos arbóreos observando as características, a saúde, a origem e as interações com o meio urbano. Ao todo, a iniciativa já matriculou 69.244 árvores das mais diversas espécies, como amendoeiras e coqueiros, que aparecem em maior número nas calçadas, ipês-rosas e paus-brasis.
Para 2024, a expectativa é que o Projeto avance ainda mais. O prefeito Axel Grael comentou sobre os desdobramentos que a iniciativa gera para a cidade.
“A nossa gestão se esforça para tornar Niterói cada vez mais sustentável e, para isso, um dos nossos focos é a arborização. A expectativa é que a gente consiga triplicar o número de plantios. Só em 2024, triplicaremos o número de árvores plantadas por mês, com 2.000 novas mudas nas ruas e praças de Niterói. Além disso, vamos priorizar espécies da Mata Atlântica, bioma em que a nossa região está inserida. Dessa forma, impulsionamos a biodiversidade local e ajudamos a regular a temperatura da cidade”, reforça o prefeito.
Atualmente, são realizados mais de 200 plantios de árvores por mês e, entre os pontos mais arborizados, estão Centro, Piratininga, Camboinhas e Icaraí. Ao todo, a iniciativa já mapeou 465 espécies de árvores em 50 bairros. Amendoeiras são as mais populares.