O seu canal de Noticias

CHUVAS TORRENCIAIS CAUSAM INUNDAÇÕES E MORTES NA EUROPA CENTRAL

Alemanha, Polônia, República Tcheca e Romênia mobilizam equipes de bombeiros para conter danos e resgatar desaparecidos.

Por g1

Chuvas torrenciais causam inundações e mortes na Europa Central

Uma pessoa morreu afogada no sudoeste da Polônia e milhares foram retiradas de suas casas na fronteira com a República Tcheca depois que fortes chuvas voltaram a atingir a Europa Central neste domingo (15), causando inundações em diferentes países do continente.

Um bombeiro que enfrentava as enchentes na Áustria também morreu, disse o vice-chanceler austríaco, Werner Kogler, no domingo, na plataforma social X. Autoridades locais informaram que a província que circunda a capital, Viena, é uma “área de desastre”.

➡️Rios transbordaram na fronteira da Polônia com a Romênia, onde quatro pessoas foram encontradas mortas no sábado (14), após dias de chuvas torrenciais em um sistema de baixa pressão chamado Boris.

➡️Algumas regiões da República Tcheca e da Polônia enfrentaram as piores inundações em quase três décadas, e uma ponte desabou na histórica cidade polonesa de Glucholazy, perto da fronteira.

➡️Na República Tcheca, em torno de 250 mil casas ficaram sem energia devido aos ventos fortes e à chuva. Segundo a polícia, três pessoas que estavam em um carro que caiu no rio Staric, a 235 km de Praga, não haviam sido encontradas até a manhã deste domingo (15).

Bombeiros trabalham em área de enchente em Visnova, na República Tcheca — Foto: Radovan Stoklasa/Reuters

Bombeiros trabalham em área de enchente em Visnova, na República Tcheca — Foto: Radovan Stoklasa/Reuters

➡️Na Polônia, uma pessoa morreu no condado de Klodzko. Essa região, de acordo com o primeiro-ministro Donald Tusk, é a mais atingida do país, com mais de 1.600 pessoas evacuadas

“A situação é muito dramática”, disse Tusk a repórteres neste domingo.

O condado ficou parcialmente submerso quando o nível do rio local subiu para 6,65 metros, bem acima do patamar de alarme (2,4 metros).

Até então, a pior inundação havia sido registrada em 1997, quando 56 pessoas morreram.

Carros ficam ilhados em Nysa, na Polônia — Foto: Lukasz Cynalewski/Reuters

Autoridades em Glucholazy, no condado de Nysa, na Polônia, ordenaram evacuações na manhã de domingo, quando um rio local começou a romper suas margens. A cidade ficou sem energia.

Bombeiros e soldados estavam trabalhando para proteger a infraestrutura da cidade desde sábado, mas não foi possível evitar o colapso de uma ponte.

A polícia local anunciou planos para que as pessoas presas em casas inundadas no condado de Nysa sejam resgatadas de helicóptero.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.