CHICO BUARQUE 80 ANOS: RELEMBRE PRÊMIOS DO CANTOR NA MÚSICA E NA LITERATURA
Produções na música, na literatura e no teatro renderam ao carioca diversos reconhecimentos ao longo dos anos
Chico Buarque completa 80 anos na próxima quarta-feira (19), colecionando uma carreira repleta de destaques na música, na literatura e no teatro. Entre as premiações que acumula estão Grammys, Prêmios Jabuti, Prêmios da Música Brasileira, Prêmios Camões, Prêmios Shell, Troféu APCA, entre outros.
O primeiro marco da carreira de Chico Buarque foi em 1966, quando venceu o 2º Festival de Música Popular Brasileira — premiação que aconteceu entre 1965 e 1969 — com a música “A Banda”, em parceria com Nara Leão.
No 3º Festival Internacional da Canção, da TV Globo, em 1968, venceu como compositor da canção “Sabiá” em parceira com Tom Jobim. Entretanto, a vitória foi contestada pelo público, que preferiu a música que ficou em segundo lugar, “Pra Não Dizer que Não Falei de Flores”, de Geraldo Vandré.
Literatura
Chico Buarque ganhou com seus livros diversas edições do prêmio Jabuti — concurso literário brasileiro criado em 1959. Em 1992, com o romance “Estorvo”; em 2004, com “Budapeste”; em 2010, com “Leite Derramado”; e em 2017, com “O Irmão Alemão”. Todas as vezes que suas produções foram indicadas à premiação, receberam o reconhecimento em diferentes categorias.
Prêmio Camões
Em 2023, Chico recebeu mais um prêmio, mas nesse caso cercado de polêmica. O Prêmio Camões foi conquistado pelo artista em 2019, mas a entrega foi atrasada porque o então presidente não assinou o diploma da premiação, impedindo que o cantor fosse laureado. O prêmio foi entregue pelo presidente seguinte, quatro anos depois que o cantor foi escolhido para recebê-lo.
Por Giovana Christ- CNN