CENTRO CULTURAL CORREIOS RECEBE MOSTRA ‘OCUPAÇÃO’, DE JABIM NUNES, A PARTIR DE 17 DE JULHO
Com entrada franca, exposição retrata a luta de mulheres pobres, em sua maioria negras, por moradia em Mesquita, na Baixada Fluminense, na década de 1990
A mostra “Ocupação”, do artista visual Jabim Nunes, entra em cartaz a partir desta quarta-feira (17), no Centro Cultural Correios, no Centro do Rio. A exposição, que vai até 31 de agosto, é inspirada na vivência do artista junto ao Assentamento de Mulheres, em Mesquita, na Baixada Fluminense, no início da década de 1990. Em sua maioria negras e pobres, as mulheres lutavam por moradia.
Depois de mais de 30 anos, Jabim decidiu revisitar aquele momento impactante em sua vida pessoal e profissional. Na época, ele desenvolvia ações culturais em Mesquita. Foi durante o período pandêmico que o artista decidiu montar a exposição, que Osvaldo Carvalho como curador.
Para estruturar o trabalho, Jabim voltou à comunidade e recolheu fragmentos de móveis, janelas, portas e telhados. O material foi separado por qualidade, textura e coloração. As madeiras foram aplainadas e pintadas com as suas cores originais. Após o tratamento, Jabim Nunes, que é filho de um construtor de barcos artesanais de cedro e de casas na cidade do sul fluminense, transformou os objetos em obras de arte.
“Estacas, espaços demarcados, sonhos, emoções e superações daquelas mulheres que ergueram com as mãos suas próprias casas, algumas delas, inclusive, buscando escapar da violência doméstica que sofriam por parte de seus ex-companheiros e que também atingia os filhos”, relembrou o artista plástico nascido há 61 anos, em Paraty, cidade da Costa Verde fluminense.
Artista plastico Jabim Nunes Foto Flavio Salgado Centro Cultural Correios recebe mostra ‘Ocupação’, de Jabim Nunes, a partir de 17 de julho – Jabim Nunes / Foto: Flávio Salgado
Em sua apresentação curatorial sobra a mostra, Osvaldo Carvalho, ressaltou a habilidade de Jabim Nunes de transformar objetos singelos em peças de arte.
“O despojamento dos materiais, aliado ao rigor da fatura de Jabim Nunes, nos revela um aspecto distinto em sua trajetória permeada pelas premissas de formas simples, mas não simplistas; há aqui comprometimento técnico, sem faltar emoção; não há renúncia, há desejo; não há ilusões, mas fatos”, comentou Osvaldo Carvalho, profissional de grande destaque na cena artística contemporânea
A exposição foi elaborada a partir de três séries inéditas: “Terra Batida”, “Assentamento” e “Complexo”. A força e a resiliência das mulheres de Mesquita são destacadas em 17 esculturas que simbolizam a construção e a transformação. Na série “Assentamentos”, inspirada nos trabalhos antropológicos do escultor pós-minimalista norte-americano Richard Nonas, a base é a imersão na monocromia e na beleza bruta da madeira, por meio da qual, Jabim Nunes manifesta profundo respeito pela tradição artesanal. A terceira série, uma instalação composta por dezenas de miniaturas, é uma referência ao universo urbano, retratado nas moradias simples e com traços autênticos, como a arquitetura das favelas cariocas.
Arte-educador e artista, Jabim Nunes já realizou exposições em espaços do Rio, onde mora, e em várias cidades do Brasil e do exterior. Em seu trabalho, o artista sempre privilegiou a sustentabilidade e a relação arte-natureza.
SERVIÇO
Exposição Ocupação
O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro do Rio de Janeiro.
Abertura: quarta-feira (17/07), às 16h.
Visitação: terça a sábado, das 12h às 19h. Até 31 de agosto.
A mostra tem classificação livre, e a entrada é franca.